Uma cartilha produzida pelo curso de
Fonoaudiologia da UNAMA - Universidade da Amazônia orienta pais ou
responsáveis, através de atividades recreativas, a estimularem a linguagem oral
de crianças neste período de distanciamento social. A ideia é melhorar habilidades
comunicativas importantes para o desenvolvimento infantil. O material está
disponível gratuitamente na rede social do curso no Instagram
@fonoaudiologiaunama.
Organizado por alunos do curso, sob
supervisão das professoras Christiane Menezes e Alexandra Negrão, a cartilha
“Atividades para Estimular a Linguagem Oral” demonstra exercícios simples,
direcionada para crianças de 2 a 5 anos. “Queremos mostrar que as simples
coisas do dia a dia, podem ser excelentes opções para estimular nossas crianças.
Essa foi apenas a primeira. Já estamos pensando nas próximas edições, com
outras propostas e objetivos distintos”, afirmou a professora Christiane.
A coordenadora do curso, Christiane
Menezes, explica que o material também destaca a importância dos pais estarem
atentos ao processo de desenvolvimento da comunicação. “O momento em que a
criança começa a falar é sempre muito especial para os pais e a “demora” gera
preocupação. É importante que os genitores estejam atentos e busquem o
acompanhamento de um fonoaudiólogo, caso seja necessário. A aquisição e o
desenvolvimento da linguagem são marcos importantes para uma criança”, destacou
Os pais precisam ser agentes ativos no
processo de estimulação de linguagem dos filhos. “A participação da família é
fundamental. São inúmeras as pesquisas que confirmam que a presença dos pais
com a criança nas atividades, tendo prazer em sua companhia, interagindo com
ela, apresentando-lhe o mundo e oferecendo-lhe um ambiente afetivo e
estimulante é imprescindível para um desenvolvimento saudável”, falou
Christiane Menezes.
A aluna do quarto semestre de
Fonoaudiologia, Danhiely Bertipaglia, foi uma das integrantes do grupo que
ajudou a produzir o material. Ela acredita que a união da equipe foi essencial
para a realização do trabalho. “Acredito que a minha função mais importante,
que vai além da criação de algumas atividades que estão na cartilha, foi manter
a equipe unida, ouvindo as orientações das professoras e repassando para as
colegas todas as informações necessárias. Esse projeto contribuiu para meu
crescimento acadêmico e pessoal”, revelou a aluna.
Além da linguagem oral, as atividades
propostas foram preparadas para estimular outras funções que melhoram o
desempenho comunicativo, como memória, raciocínio e percepção visual e
auditiva. O trabalho foi idealizado no contexto de pandemia, como forma de
otimizar tempo de crianças.