O setor supermercadista tem sofrido
forte pressão de aumento nos preços de forma generalizada repassados pelas
indústrias e fornecedores. Itens como arroz, feijão, leite, carne e óleo de
soja com aumentos significativos. A
Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que representa as 27
associações estaduais afiliadas, vê essa conjuntura com muita preocupação, por
se tratar de produtos da cesta básica da população Brasileira.
Conforme apuramos, isso se deve ao
aumento das exportações destes produtos e sua matéria-prima e a diminuição das
importações desses itens, motivadas pela mudança na taxa de câmbio que provocou
a valorização do dólar frente ao real. Somando-se a isso a política fiscal de
incentivo às exportações, e o crescimento da demanda interna impulsionado pelo
auxílio emergencial do governo federal.
Reconhecemos o importante papel que o
setor agrícola e suas exportações têm desempenhado na economia brasileira. Mas
alertamos para o desequilíbrio entre a oferta e a demanda no mercado interno
para evitar transtornos no abastecimento da população, principalmente em
momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
O setor supermercadista tem se esforçado
para manter os preços normalizados e vem garantindo o abastecimento regular
desde o início da pandemia nas 90 mil lojas de todo o país.
A ABRAS tem dialogado com o Ministério
da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representantes de todos os
elos da cadeia de abastecimento. Apoiamos o sistema econômico baseado na livre
iniciativa, e somos contra às práticas abusivas de preço, que impactam
negativamente no controle de volume de compras, na inflação, e geram tensões
negociais e de ordem pública.
Nesta quinta-feira (3), a ABRAS
comunicou à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da
Justiça e Segurança Pública, sobre os reajustes de preços dos itens citados
acima, com o intuito de buscar soluções junto a todos os participantes dessa
cadeia de fornecedores dos produtos comercializados nos supermercados.
E continuará buscando oferecer aos
consumidores, opções de substituição dos produtos mais impactados por esses
aumentos.
