Crianças e adolescentes com câncer encontram apoio gratuito na Casa Ronald McDonald Belém

 


 Uma Casa longe de Casa. Este é o conceito da Casa Ronald McDonald Belém, que possui oito anos de história na oncologia pediátrica do país. A instituição, sem fins lucrativos, acolhe crianças e adolescentes dos interiores do Pará e de estados vizinhos em tratamento no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, na capital paraense, oferecendo gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte e apoio psicossocial.

Antes, muitos destes pacientes não aderiam ao tratamento oferecido apenas na capital paraense pelos custos de estadias. E por isso, para que essas famílias continuem lutando contra a doença, a Casa Ronald McDonald Belém oferece todo o suporte até o fim do tratamento.

Sem o apoio da Casa, as famílias não conseguiriam passar por todo o processo doloroso que é o tratamento do câncer. Elas se sentem acolhidas com a falta que elas sentem de suas casas, assim, a instituição tenta compensar tratando com carinho e respeito.

A casa possui 35 suítes, hospedando 35 famílias, com mais de 4.000 acolhimentos desde sua inauguração, em 2012. São nove salas de convivência, brinquedoteca, auditório, refeitório, sala para oficinas de diversas atividades, além de áreas de cunho administrativo.

Mais informações:

Presidente da Casa, Rosa Pires


Doações em tempos de pandemia- Bazares, feiras, festas comemorativas, leilões, jantares e almoços beneficentes eram as principais ações para arrecadar fundos antes da pandemia. A Casa Ronald Belém teve que se reinventar dando continuidade ao seu trabalho. Assim, criou fluxos, e tipos de doações; como eventos em que as pessoas doem sem precisar ter o contato com as crianças que fazem tratamento de câncer e já possuem imunidade baixa.

A instituição tem rifas online, parcerias com lives, entre outras inovações. Também estão sendo feitas campanhas online, como o “Parquinho dos Sonhos”, para a reforma do parquinho da instituição: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/parquinho-dos-sonhos


Foto: Divulgação