Polícia Civil realiza diligências e visita abrigos para apurar denúncias de violência contra idosos

 

Crédito: Divulgação

 A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPID), realizou diligências, nesta quarta-feira (10), relacionadas à Operação Vetus II, cujo objetivo é intensificar o combate à violência contra idosos. Uma equipe da DPID visitou um abrigo de Belém para apurar denúncias efetivadas pelo 181. A operação Vetus II começou em 15 de outubro, e ocorre, nacionalmente, até 18 deste mês.

 A ação está inserida numa mobilização coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), com profissionais da segurança pública investigando sobre as denúncias recebidas pelos canais oficiais eprontos para instaurar inquéritos relacionados aos crimes. 

O trabalho da Polícia Civil prevê a instauração e conclusão de inquéritos, visitas a abrigos e residências de vítimas e cumprimento de mandados e de medidas protetivas. A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. 

A delegada, Cláudia Renata Guedes, titular da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, explica que durante as visitas a equipe conversa com os idosos e com os responsáveis pelo espaço, para apurar se as denúncias procedem ou não. 

"Desde o início da operação, já visitamos três abrigos. Em um deles, constatamos a denúncia e um inquérito policial foi instaurado, inclusive com indiciamento. Todos os dados coletados são encaminhados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a fim de compor um relatório". Ainda segundo a delegada, os crimes mais comuns contatados são de maus-tratos e desvios de proventos.

 De acordo com a Polícia Civil, em 2020, o Pará ficou em 4° lugar em número de recebimentos de denúncias cumpridas.

 A operação Vetus II é a continuação da VetusI, deflagrada em 2020, e é realizada por meio da Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Necessidades Especiais (DPPINE). 

Canais para denunciar 

As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, 181, 190 e aplicativo de mensagem Iara (91) 981159181. Elas são gratuitas e podem ser anônimas.

 Qualquer pessoa pode acionar os serviços, que funcionam, diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. 

O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes.