Dia do Estudante - Tem aula normal hoje, professor?


A estudante Débora Kelly e suas amigas na sala de aula


As escolas estaduais comemoram nesta quinta-feira o Dia do Estudante. Atividades esportivas no clima das Olimpíadas Rio 2016, apresentação de danças, encenações teatrais,  show de talentos, recital de poesia são algumas das ações que serão colocadas em práticas para marcar a data. Os pais dos alunos também foram convidados para prestigiar a programação. Tanto na capital quanto nos demais municípios, a programação reforçará o significado do estudo na formação pessoal e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos e a importância de se levar o estudo adiante. A secretária estadual de educação, Ana Claudia Hage, que acompanhará a programação, ressalta que os pais são os principais parceiros da Seduc no combate à evasão escolar. “A Secretaria conta com eles, com os professores, técnicos e demais servidores para manter o aluno na sala de aula”. No Pará, as escolas administradas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) registram um universo de 640 mil estudantes em todos os municípios.  Eles estão distribuídos em 981 escolas públicas estaduais no Pará.

Dificuldades

Eles estão todos os dias na escola, com a disposição de quem não perde tempo para o conhecimento. Essa é a realidade entre a maioria dos 640 mil estudantes matriculados nas 981 escolas públicas estaduais no Pará. Neste Dia do Estudante, fica o exemplo de crianças, adolescentes, jovens e adultos que se esmeram na aprendizagem nas unidades de ensino. “Ser estudante é uma honra, por toda a oportunidade que nós temos para aprender e poder seguir uma profissão”, declara Albino Gomes Júnior, 16 anos. Ele cursa o 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Avertano Rocha, no distrito de Icoaraci.

Alunos em dia de programação especial - Foto: Ray Pontes / Ascom Seduc


Superações

Já na infância diagnosticado com artrogripose [doença rara caracterizada pela deformidade e rigidez nas articulações], o estudante Carlos Roberto Santos, 20 anos, tem uma rotina superação diária na busca do grande sonho: ser aprovado no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará (UFPA). O cadeirante é aluno do Cursinho Pré-Vestibular Municipal desde fevereiro deste ano, e um dos homenageados nesta quinta-feira, 11, Dia do Estudante. Para ele, as dificuldades são consideradas ‘degraus para o sucesso’. “Além da dificuldade de locomoção, também enfrento, com a minha família, algumas dificuldades financeiras, mas é isso que me torna cada dia mais forte e me faz acreditar que sou capaz”, comenta Carlos. “Por isso não falto às aulas, presto bastante atenção ao que o professor explica e estudo o máximo que posso”, completa.

 
Estudantes do cursinho da Prefeitura de Belém - Foto: Tássia Barros/Ascom