A Nestlé, em parceria com o
Centro Universitário do Pará (Cesupa), realizou um amplo diagnóstico na Ilha de
Marajó, passando por São Miguel do Pracaúba, Vila do Palheta, Pinduca, Ponta
Negra e Mocajatuba. Após 4 meses de estudos, foi possível identificar
oportunidades para gerar valor às comunidades nas frentes de Educação; Saúde e
Alimentação; Renda e Trabalho; e Meio Ambiente. A falta de cursos
profissionalizantes, capacitação entre os jovens e adultos, carência de
perspectiva profissional e geração de renda, somada a dificuldade de acesso a
produtos para compor a alimentação diária pela população local, fez com que
Nestlé, Cesupa e Yunus se unissem em parceria para desenvolver projetos de
inovação social na Amazônia.
O projeto, que teve início neste mês de agosto,
conta com quatro fases de desenvolvimento dos futuros empreendedores: 1)
ideação, 2) treinamento, 3) incubação e 4) implementação. Na primeira etapa
acontece o workshop para gerar soluções e ideias de negócios entre o grupo de
empreendedores selecionados. A segunda fase de incubação, contempla extenso
treinamento para planejar como transformar as ideias em negócios, a fim de
gerar emprego e renda. Nesta fase também, o time de consultores e os jovens
refinam o modelo de negócio e o planejamento de implementação para que sejam
financeiramente e operacionalmente sustentável antes da terceira e última fase,
que é a implantação.