Pela terra e pelo mar - Arcon fez mais de 12 mil abordagens nestas férias


Fiscais da Arcon intensificaram as fiscalizações - Foto Arcon

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) divulgou o balanço da Operação Verão 2016, que este ano teve um número maior de veículos e embarcações fiscalizadas - 64% na comparação com o mesmo período de 2015. Realizada de 1º a 31 de julho, a ação mobilizou 66 servidores, sendo 40 para as fiscalizações no modal rodoviário e 26 no hidroviário, com o objetivo de garantir mais eficiência, segurança e qualidade dos serviços no transporte intermunicipal de passageiros. Oito equipes de ambos os modais utilizaram tablets para emissão de autos de infração online, imprimindo mais agilidade e segurança aos registros. No modal rodoviário, as fiscalizações foram realizadas em 20 localidades do estado. Já no hidroviário, foram fiscalizados os terminais, portos e travessias de sete localidades, além do Terminal Hidroviário de Belém.

No último fim de semana de julho, de 29 a 31, os agentes do Grupo Técnico de Transporte Terrestre (GTT) registraram mais de duas mil abordagens, cerca de 300 autos de infração e oito veículos apreendidos. Ao longo da operação foram realizadas 12 mil abordagens, lavrados 1.700 mil autos de infração – 122% a mais do que o quantitativo das férias em 2015 – e apreendidos 43 veículos – uma redução de 38% em relação à edição do ano passado. Os agentes fiscalizaram os Terminais Rodoviários de grande circulação com equipes fixas, observando os horários de partida, equipamentos de segurança, limpeza, documentação e lotação dos veículos. Foram disponibilizadas, ainda, dez viaturas para as equipes volantes. As fiscalizações foram feitas em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e com as polícias Rodoviária Estadual (PRE) e Federal (PRF). Veículos que operam o serviço de frete também tiveram as fiscalizações redobradas. Para os municípios de Vigia, Bragança, Salinópolis, Marudá e Mosqueiro foram disponibilizadas viagens extras a cada 30 minutos, em média.


Superlotação esteve entre as infrações mais comuns nessas férias - Foto Arcon 


Hidroviário - Durante todo o mês de julho mais de 36 mil pessoas e 8,6 mil veículos foram abordados nas fiscalizações da Arcon. Os principais destinos dos veranistas foram Camará, Soure, Cametá, Algodoal e Ponta de Pedras.Ao todo, foram gerados 15 autos de infração por razões que vão da falta de limpeza dos equipamentos, venda de bilhetes acima da capacidade da embarcação até venda de passagem com valor acima do autorizado pelo Conselho Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Conerc).

No dia 9 de julho, servidores do Grupo Técnico de Transporte Hidroviário da Arcon (GTH) realizaram abordagens aos veículos no porto da Celte, em Belém, para informar aos condutores sobre um desvio feito no trecho da PA-151, para que fossem executadas obras emergenciais. As equipes distribuíram panfletos informativos e orientaram os motoristas sobre a rota alternativa que passa por dentro do município de Barcarena.

No dia 12 de julho, começou a operar o serviço de lancha rápida entre Belém e o porto de Camará, no município de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, que também foi acompanhado pela Arcon. A lancha faz a viagem em 1h15 e opera de domingo a domingo, em dois horários, um de ida e ouro de volta a Belém. O preço da passagem é R$ 35,00 com capacidade para 139 passageiros sentados. Os fiscais da Agência também estiveram em Algodoal entre os dias 19 a 22 de julho desenvolvendo ações de orientação e conscientização dos operadores, com palestras e orientações práticas baseadas nos critérios exigidos pela legislação quanto ao uso de equipamentos de segurança na navegação e lotação das embarcações.

O GTH trabalhou em conjunto com a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), Grupamento Fluvial de Segurança do Estado do Pará (GFLU), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e com a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), que administra o Terminal Hidroviário de Belém. A Ouvidoria da Agência realizou uma campanha educativa com a distribuição de material impresso com orientações sobre os direitos e deveres dos usuários. Uma equipe da Ouvidoria permaneceu de plantão nos Terminais Rodoviários e Hidroviários, atendendo às demandas relativas ao transporte intermunicipal de passageiros.