A partir deste sábado, 20, a
capital paraense será o palco do maior evento de arte a céu aberto do mundo, a
CowParade Belém 400 anos. Engajadora, a ação promete revolucionar o cenário
urbano da cidade e levantar recursos, através de um grande leilão, para
projetos sociais. No total, 50 locais receberão as famosas vacas em fibra de
vidro, customizadas por artistas locais, submetidos ao processo seletivo e
eleitos por um comitê especial. A grande exposição vai seguir até o dia 20 de
setembro, quando as peças serão retiradas das ruas de Belém. De 24 de setembro
a 03 de outubro, as vacas serão novamente expostas, desta vez no Shopping Bosque
GrãoPará, tudo para anunciar o ponto alto da CowParade, o grande leilão. O
lance mínimo será de 5 mil reais. Na edição de Porto Alegre, uma única peça
atingiu a marca de 90 mil reais.
Em Belém, o grande leilão,
marcado para o dia 04 de outubro, vai beneficiar a Associação Voluntariado de
Apoio à Oncologia, a Associação da Pia União do Pão de Santo Antônio e as Obras
Sociais da Paróquia de Nazaré, instituições tradicionais e reconhecidas por
seus trabalhos assistenciais. Por onde passa, a CowParade promove a intervenção
artística, que movimenta diversos pontos da cidade, celebra e divulga o
trabalho e o talento de artistas locais, além de apoiar projetos sociais. Na
capital paraense, a ação compõe o concorrido calendário de eventos
comemorativos pelos 400 anos. Em escala global, o evento já arrecadou mais de 35
milhões de dólares. Em oito edições brasileiras, a ação registrou mais de 5
milhões de reais em doações.
Entre tantas instituições
beneficiadas pelos recursos da CowParade, Fundação Abrinq, Fundação Gol de
Letra e Pastoral da Criança. A CowParade já foi vista por mais de 500 milhões
de pessoas e passou por 36 países, em pelo menos 84 cidades. No Brasil, a ação,
que chega agora a Belém, acontece há mais de dez anos e já percorreu outras
capitais – São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro e Porto
Alegre.
A CowParade Belém 400 anos, que
promete ser um grande sucesso, é patrocinada pela rede de farmácias Extrafarma
– empresa fundada em Belém - e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de
Belém, por meio do Comitê Belém 400 anos, e da Lei de Incentivo à Cultura. A
ação será realizada pela Toptrends.
www.cowparade.com.br