Dia do Soldado é celebrado em Belém




Em alusão a uma das datas mais importantes para o Exército brasileiro, o Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto, o Comando Militar do Norte (CMN) promove diversas atividades na capital paraense. Apresentação da Banda de Música, exposições em praça pública e solenidade cívico-militar exaltam o papel da Força Terrestre na defesa do Brasil. As comemorações começaram com flash mob com a Banda de Música do CMN no Shopping Pátio Belém. Neste sábado, 20, a partir das 8h, haverá uma exposição de materiais e de uniformes militares, além da disseminação de práticas saudáveis aos visitantes da Praça Batista Campos. 

Os presentes verão de perto como é o trabalho do Exército Brasileiro, bem como receber orientações sobre o ingresso na Força Terrestre e sugestões de bons hábitos, como aferição da pressão arterial e o controle do diabetes, saúde bucal e combate ao tabagismo. Para as crianças, haverá pista de combate à dengue e de cordas. A Banda de Música do CMN também fará apresentação especial na data. A cerimônia cívico-militar ocorre no dia 25 de agosto, quinta-feira, no 2o Batalhão de Infantaria de Selva (2o BIS), às 9h. Na ocasião, haverá o compromisso à Bandeira do Brasil dos militares recém-incorporados, além da entrega de condecorações a militares da Força Terrestre.

25 de agosto

O Exército Brasileiro comemora o Dia do Soldado no dia 25 de agosto, em homenagem ao nascimento de seu Patrono, o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, DUQUE DE CAXIAS. Foi chefe militar íntegro e guerreiro, justo e bondoso, além de estadista exemplar. Ele lutou pela consolidação da independência, pacificou conflitos internos e externos, sendo conhecido pelos seus feitos como “O Pacificador”. Em sua frase mais famosa, exalta sua luta pelo País: “Sigam-me os que forem brasileiros”.