Alunos utilizam soluções alternativas para estudar na reta final para o Enem



Nos últimos dias, é comum ver no Facebook universitários e alunos do ensino médio oferecendo-se para tirar dúvidas sobre matérias escolares, indo de matemática, português, química e até inglês. Sob a proposta de democratizar o conhecimento, a corrente tem como objetivo ajudar quem prestará o Enem 2016 no começo de novembro, mas sem recorrer a soluções tradicionais como aulas em sala, cursinhos ou tutores. verdade é que hoje em dia são muitas as maneiras disponíveis para se preparar para o Enem, cada solução voltada a um perfil específico de candidato.

Para quem tem dúvidas pontuais sobre algum assunto acadêmico, uma boa opção é o app Professor de Bolso, desenvolvido pela Mobile2you. Lançado em março deste ano, a ideia do aplicativo é permitir que os usuários enviem suas dúvidas de qualquer matéria escolar para serem respondidas por professores e tutores cadastrados no sistema em até 48 horas. Com planos que custam de R$ 4,99 a R$ 89,90, o Professor de Bolso é acessível e age como uma mão na roda tanto para aqueles que já dominam o assunto estudado, quanto para quem está engatinhando nos estudos.

Sobre a Mobile2you

(www.mobile2you.com.br) – Mobile house especializada no desenvolvimento de aplicativos mobile personalizados e sob demanda, que tem como proposta aproximar as marcas de seu público-alvo, além de otimizar e modernizar processos internos das empresas. A Mobile2you apresenta como diferenciais a atenção constante na entrega de soluções com design inovador, modernas funcionalidades e navegação intuitiva, proporcionando uma experiência única para o usuário.

Prazo
 
Estudantes interessados em fazer o quarto e último simulado online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano terão mais uma semana para realizar a prova, que agora ficará disponível até às 19h59 (no horário de Brasília) deste domingo (23/10). O simulado, iniciativa do Ministério da Educação e do Serviço Social da Indústria (SESI) e desenvolvida pelo Geekie Games, pode ser acessado gratuitamente por todos os interessados pelo site www.geekiegames.com.br.

O simulado tem formato similar ao do Enem e foi dividido em duas provas, somando 180 questões inéditas. Como o teste é longo, o recomendável é que a prova seja feita em dois dias, assim como no exame nacional. No primeiro dia do simulado, os alunos responderão 90 questões divididas igualmente entre Ciências Humanas e Ciências da Natureza. O segundo dia de provas será destinado a outras 90 questões de Matemática e Linguagens. O aluno precisa, necessariamente, fazer a primeira prova antes da segunda. Com o resultado, o participante poderá verificar se atingiu ou não a nota de corte do curso que pretende fazer e da universidade na qual espera ingressar.

Plataforma de estudos

Além dos simulados, o sistema Hora do Enem disponibiliza, de forma gratuita, videoaulas, exercícios e um plano de estudos personalizado para os estudantes do último ano do ensino médio. Atualmente, a plataforma é utilizada por 1,3 milhão de estudantes que estão concluindo o ensino médio. Esse número representa cerca de 60% do total dos alunos que acabam o ensino médio em 2016. Entre o público geral, o Geekie Games tem 4 milhões de usuários – o que corresponde a 46% de todos os inscritos no Enem 2016. Os professores e gestores de escolas podem acompanhar o desempenho de seus estudantes no simulado da Hora do Enem, por meio do site do PDDE, do Ministério da Educação (http://pddeinterativo.mec.gov.br/). O Enem será realizado entre os dias 5 e 6 de novembro.