Recírio encerra a 224ª edição do Círio de Nazaré


Segunda-feira, dia 24, às 05h30, a Basílica Santuário de Nazaré estará, mais uma vez, lotada. Como em diversos momentos desta quadra nazarena, a casa de Nossa Senhora de Nazaré será cenário de momentos de fé, amor e devoção. A Imagem Original, encontrada por Plácido nos idos anos de 1700, será reconduzida ao ponto mais elevado do alta mor da Igreja, o monumento do Glória. Durante mais de duas semanas, a imagem lendária, que no século XVII sumia e reaparecia às margens de um rio, esteve mais perto dos fieis em um nicho, no presbitério neoclássico da Igreja, que fora construído em honra à Virgem misericordiosa.

O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, irá retirar do nicho a coroa e o manto pontifício que a imagem recebera na década de 1950, do então Papa Pio XII. Em seguida, ele retira a Imagem, que é conduzida, por primeiro para o Glória, seguida pelo manto e pela coroa. As luzes do monumento serão acesas e a redoma em que a imagem fica será fechada. De lá, ela só sairá em Maio, por ocasião da celebração do mês mariano e aniversário de elevação da Basílica à categoria de Santuário.

Ao fim da cerimônia, terá início, na Praça Santuário, a Missa do Recírio, prevista para as 06h00  Presidida pelo chefe da Igreja de Belém, a celebração antecede a procissão mais curta e antiga da Quadra Nazarena: o Recírio, quando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré será colocada em um andor e conduzida pela Diretoria da Festa de Nazaré num trajeto de, aproximadamente, 700m até o Colégio Gentil Bittencourt.


A Festa de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.