Avanços sociais dos surdos são tema de jornada na Uepa

O curso de Licenciatura em Letras - Libras da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove nesta sexta (25) e sábado (26), a Il Jornada Comemorativa ao Dia do Surdo, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). Com o tema "Políticas publicas na educação de surdos: a que avanços chegamos?", o evento tem como principal objetivo celebrar as conquistas da comunidade surda e refletir sobre novas possibilidades.

A programação abriu com a palestra “A legislação atual com as oportunidades de participação dos Surdos nos diversos contextos sociais”, do professor especialista Ulrich Fernandes, assessor da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) do Rio de Janeiro. As entre as oficinas, a jornada traz aos participantes a Escrita de Sinais, ministrada pelas graduadas Débora Almeida e Larissa Palheta; Libras Básico, dos graduandos Felipe Andrei e Sabrina Cantarino; Classificadores, dos graduandos Tatyane Machado e Letícia Silva; e Sinais Internacionais, ministrada pelo professor Ulrich Fernandes. A programação completa está disponível no site diadosurdojornada.wixsite.com/uepa.

O Dia do Surdo é comemorado no Brasil em 26 de setembro. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008, como forma de reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e para questionar se elas estão tendo seus direitos respeitados. A Uepa é a única Instituição de Ensino paraense a ofertar o curso de graduação em Libras. Em breve, a universidade disponibilizará processo seletivo especial para a primeira turma de Pedagogia voltada par surdos.