Setur promove curso de manipulação de alimentos para moradores do Combu

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promove o curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos até sexta-feira (25), de 9h ao meio-dia e de 13h às 16h, no auditório do Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade do Pará (Ideflor-bio). O curso é direcionado aos moradores da Ilha do Combu e tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Ideflor-bio. O objetivo é aprimorar as técnicas para o preparo dos alimentos e levar maior qualidade aos serviços de alimentos e bebidas já ofertados em restaurantes, bares e similares, para melhor atender aos visitantes e à população local, promovendo o desenvolvimento econômico e social. 

A capacitação promovida pelo Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (Peqtur) levanta as necessidades de qualificação no trade, municípios e parceiros, oferecendo aos profissionais dos diversos segmentos do turismo uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar a competitividade, com vistas a integrar o produto turístico e contribuir para o desenvolvimento do setor no Estado.

Ao todo, 300 pessoas já foram qualificadas no curso, que inclui a prática de manipulação do açaí, nos municípios de Nova Timboteua, Capanema, Bragança, Peixe-Boi, São Francisco do Pará e Tracuateua. Para a promoção dos cursos, a Setur tem a parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). “O Estado precisa capacitar profissionais, seja para que exerçam a função de trabalhador, seja para empreenderem como empregador de outras pessoas, movimentando a economia e gerando emprego e renda”, diz o titular da Setur, Adenauer Góes.