Com objetivo de otimizar o
atendimento aos usuários dos estabelecimentos de saúde da capital, 50% das
Unidades Municipais de Saúde e Estratégias Saúde da Família (ESF) já estão como
sistema de prontuário eletrônico instalado.
A Prefeitura de Belém iniciou a adoção do sistema em julho de 2015 e
entre as unidades que já usam a plataforma desde o ano passado estão a da
Providência e do Sideral e as ESF do Telégrafo, Souza, Águas Negras e Parque
Verde.
Com a plataforma digital,
disponibilizada pelo Ministério da Saúde, os prontuários são arquivados
eletronicamente e com o número do cartão SUS é possível ter acesso ao histórico
do paciente, aumentando a agilidade no atendimento médico e diagnóstico. A
informatização também garante acesso rápido aos resultados de exames, verificação
da disponibilidade de medicamentos e agendamento de consultas.
A primeira unidade de saúde a
receber o prontuário eletrônico foi a do bairro da Providência, há um ano e
seis meses, onde já podem ser observados os resultados desta informatização. “Um
exemplo é a marcação de consultas, que devido ser informatizada, praticamente
zerou as filas”, ressalta o gerente da unidade, Afonso Peres.
Moradora há mais de 30 anos do
Conjunto Providência, a diarista Izabel Lopes, 50 anos, só vê vantagens do
prontuário eletrônico para os frequentadores da unidade. “Não ficam mais
procurando as nossas fichas e tudo é mais rápido”, comemora
No último mês de outubro, o
Ministério da Saúde estabeleceu prazo de sessenta dias para que todos os
municípios do Brasil implantem prontuários eletrônicos em todas as unidades. Em
seguida, orientou secretarias de saúde que venham a encontrar dificuldades na
implantação da plataforma, a reportar necessidades e justificativas no site do
ministério. “A Secretaria Municipal de Saúde informou ao MS o andamento das
instalações e se compromete em finalizar em menor tempo possível”, afirma
Gustavo Alves Gomes, diretor do Núcleo de Tecnologia da informação da Sesma.
“Não estamos preocupados apenas
com o prazo que o Ministério estipulou. Estamos trabalhando desde o ano passado
na implantação dos prontuários para facilitar o atendimento aos usuários e o
trabalho dos servidores. Nossa maior preocupação é em oferecer um serviço de
qualidade para a população”, completa Gustavo.