Cine Alexandrino Moreira exibe documentário “Democracia em preto e branco”



Política, futebol e rock and roll são temas do documentário “Democracia em preto e branco” (2014), de Pedro Asbeg, que será exibido nesta segunda-feira (16), às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreir, da Casa das Artes, com entrada franca. O documentário faz parte da programação do Laboratório de Produção Digital. “Democracia em Preto e Branco”, longa-metragem dirigido por Pedro Asbeg, retrata um momento único da história do País: como a Democracia Corinthiana - movimento revolucionário futebolístico do início da década de 80 -, o nascimento das bandas de rock brasileiras e a campanha das "Diretas Já" estiveram diretamente ligadas entre si na busca por um Brasil mais livre e democrático.

Além de protagonistas do movimento, como Sócrates e Casagrande, o filme traz um luxuoso time de entrevistados, entre eles os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, e personalidades como Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgard Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos.

O lançamento do filme coincide com a lembrança de outros dois episódios marcantes - os 50 anos do golpe militar e 30 anos da campanha das “Diretas Já”. Com depoimentos de músicos da geração anos 80 do rock brasileiro, jornalistas e políticos envolvidos nas campanhas das Diretas, “Democracia” costura o pano de fundo para mostrar o movimento de ativismo político de um dos times de futebol mais populares do país, o Corinthians.

Sinopse

Durante o ano de 1982 a ditadura militar completava 18 anos. A música popular brasileira sobrevivia de metáforas, devido à grande opressão e censura, e o clube de futebol Corinthians passava por um período interno turbulento. No meio disso, emergia o rock nacional. O filme mostra como a música, o esporte e a política se encontraram para mudar o rumo da história do país.

Serviço: "Democracia em preto e branco" (documentário)
Onde: Cineclube Alexandrino Moreira (Caca das Artes – Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré)
Quando: 16 de janeiro (segunda-feira)
Hora: 19h
Entrada franca

(Colaboração: Moizes Corrêa)