IPTU é o primeiro tributo a vencer no calendário fiscal de 2017






Os contribuintes de Belém devem ficar atentos ao calendário fiscal publicado no Diário Oficial do Município, no último dia 28 de dezembro, por meio da portaria n° 439/2016. O documento estabelece as datas de vencimento e as formas de pagamento dos tributos municipais que deverão ser recolhidos neste ano. O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será o primeiro imposto municipal do calendário a ser pago. Cobrado juntamente com a Taxa de Urbanização (TU), a Taxa de Resíduos Sólidos (TRS) e a Contribuição do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), o IPTU 2017 terá vencimento no dia 10 de fevereiro. O contribuinte pode optar por pagar em cota única, com desconto de 15%, até 10 de fevereiro, ou parcelado em 10 vezes, sem abatimentos, com a primeira parcela na mesma data da cota única. Existe, ainda, uma segunda chance de pagar com abatimento, que é no dia 10 de março, mas o desconto cai para 10%.

A diretora de Tributos Imobiliários da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Maria do Socorro de Souza, aconselha que o contribuinte prefira pagar de uma vez. “A cota única é sempre mais vantajosa, pois além de ganhar os descontos de 15% ou 10%, o contribuinte que paga o imposto dentro do exercício, ainda garante um crédito de redução de 25% (imóvel residencial) e 30% (imóvel não residencial) para o próximo ano. O abatimento vem automaticamente no carnê”, explica a diretora.   

Este ano, cerca de 258 mil  imóveis deverão contribuir com o imposto, representando uma previsão de arrecadação no valor de R$ 146.209.018,00. Os valores do IPTU estarão atualizados em 8,78%, de acordo com o reajuste do IPCA-E, calculado e divulgado em setembro de 2016, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A previsão para início da distribuição dos carnês do IPTU é a partir do dia 25 deste mês. O carnê também poderá ser impresso pelo site da Sefin (www.belem.pa.gov.br/sefin), a partir do próximo dia 10.   Basta acessar o item “Emissão de 2ª via” do site, digitar o número de inscrição, informado em carnês de anos anteriores, e emitir as guias de pagamento.

A diretora informa que o contribuinte que não receber o carnê até o fim deste mês em casa, deve emitir pela internet ou procurar uma das unidades da Sefin. “É preciso ficar atento ao carnê para não perder os vencimentos. O não pagamento do imposto implica em juros mensais e multa de mora, além do risco de execução da dívida e penhora do imóvel”, adverte a diretora

Outros tributos - Os demais tributos previstos no calendário fiscal de 2017 são o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza - Pessoa Física (ISSQN/PF) e a Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL).

O ISS/PF, pago anualmente por profissionais autônomos, terá  vencimento no dia 10 de abril. O pagamento poderá ser realizado em cota única ou em seis parcelas. A cota única dá direito ao desconto de 15%.

O vencimento da TLPL também será no dia 10 de abril.  Devida, anualmente, por empresas e estabelecimentos comerciais para obtenção dos alvarás de funcionamento, a taxa deverá ser quitada em cota única, com desconto de 10%, ou em cinco parcelas sem descontos.