A Diretoria de Proteção e Defesa
do Consumidor (Procon-PA) da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos
(Sejudh), divulgou um levantamento que contabilizou os números dos atendimentos
realizados aos consumidores paraenses durante todo o ano de 2016. Segundo o
balanço, foi constatado que a população procurou mais os serviços do Procon-PA
em comparação ao ano de 2015. A análise mostrou que foram
realizados aproximadamente 20 mil atendimentos diretos na sede da instituição.
Levando em conta as ações da equipe de fiscalização do órgão nos 101 municípios
paraenses visitados em 2016 e os atendimentos de retorno, esse número sobe para
cerca de 35 mil, superando o de 2015, quando foram registrados cerca de 30 mil
atendimentos.
A Diretoria também divulgou os
três assuntos mais frequentes trazidos pela população. Com 43%, a questão da
“energia elétrica” foi o assunto mais procurado pelos consumidores. Em seguida,
estão telefonia, com 21% dos atendimentos, e serviços financeiros, com 11%. Sobre esses três assuntos, o
Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sistema
informacional que atende o Procon-PA, mostrou que os problemas mais demandados
foram cobrança indevida/abusiva, dúvidas sobre cobrança, descumprimento de
prazo e contrato.
Para o diretor do Procon-PA,
Moysés Bendahan, o aumento nos atendimentos em relação ao ano de 2015
representa um crescimento do órgão. “O crescimento da procura dos consumidores
pelo Procon-PA mostra que a população está mais consciente sobre seus direitos
como consumidor e que a confiança e credibilidade da instituição continua
crescendo”, disse.
Moysés ainda destaca a rapidez
com que o Procon-PA buscou resolver os problemas dos consumidores. “Esse
aumento na busca de atendimento no Procon, em 2016, comprova que os
consumidores estão satisfeitos com o tempo de resposta que nós oferecemos para
a resolução dos seus problemas. E isso só tem a melhorar com o novo prédio do
órgão, que contará com uma melhor estrutura física e de maquinário, com novos
computares, fazendo com que o tempo de espera no atendimento diminua ainda
mais”, informa o diretor da instituição.
Para realizar um atendimento no
Procon/PA, é necessária a apresentação dos seguintes documentos: CPF
(original), RG (original), comprovante de residência (original) e a
documentação pertinente a reclamação, como número de protocolo, contrato ou
cupom fiscal. O atendimento no Prédio-sede do órgão, localizado na Travessa
Lomas Valentinas, 1150, ocorre de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 14h.
Já nos demais municípios do Pará, o horário de atendimento pode variar.