Jornalistas preparam protesto na Câmara Municipal de Belém



Os jornalistas do estado do Pará programaram, para esta segunda-feira 20, protesto contra censura sofrida pela jornalista Sara Portal no exercício de sua função como assessora de imprensa parlamentar na Câmara Municipal de Belém. Segundo denúncia da jornalista, as ameaças foram feitas pelo vereador policial Silvano. Ela conta que foi proibida, pelo presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas, e pelo vereador, de fazer fotografias do plenário. “Fui ameaçada de processo porque estava registrando um vereador exaltado e arrogante. Vou continuar desempenhando minhas atividades e conto com o apoio de vocês”, disse a jornalista Sara, que é assessora do vereador Fernando Carneiro, do PSOL.

A Câmara Municipal de Belém, diante do que vem sendo veiculado nas redes sociais, divulgou uma nota. “Somos totalmente contra qualquer censura ou violação ao direito da imprensa, obedecendo rigorosamente à lei quanto ao exercício da liberdade de expressão. Isso posto, informamos ainda que a Câmara mantém todos seus canais de comunicação atualizados, retratando fielmente o que vem sendo discutido na casa. A TV Câmara transmite, ao vivo, pelo site www.cmb.pa.gov.br as sessões ordinárias, podendo o vereador solicitar o registro em vídeo a qualquer momento.


A nota diz ainda que “vale ressaltar que nesta legislatura os jornalistas têm sido tratados com total respeito e profissionalismo, e dentro de alguns dias a Câmara irá dispor de uma nova sala de imprensa para melhor receber todos os veículos de comunicação”.