Defensoria, Polícia Civil e Polícia Militar levarão projeto de prevenção às drogas em escolas





A partir desta quarta-feira 15 de fevereiro, o Núcleo Regional Tocantins da Defensoria Pública, em Abaetetuba, levará a 14 escolas estaduais da região um projeto de prevenção e combate às drogas. O objetivo é unir esforços por meio da parceria entre as instituições e desenvolver um trabalho preventivo que inclui palestras, exibição de vídeos e rodas de conversas com adolescentes da rede estadual de ensino.

Segundo o defensor público Flávio Ferreira, o projeto surgiu da necessidade de por em prática um trabalho mais efetivo que promova a discussão e o combate às drogas no município de Abaetetuba. “É uma ação voltada, principalmente, às escolas estaduais, onde os índices referentes a este problema vem se acentuando de forma mais contundente”, justificou.

De acordo com a pedagoga do Núcleo, Emiko Alves, a Polícia Militar já desenvolve ações nas escolas municipais baseadas no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e contará com o apoio da Polícia Civil para chegar também às escolas estaduais. “A Defensoria Pública vem somar esforços no enfrentamento ao uso de drogas, atuando em parceria com as Polícias Civil e Militar no intuito de fazer um trabalho educativo e efetivo”, comentou.

Emiko Alves destacou que o objetivo é esclarecer os adolescentes sobre os malefícios das drogas e mostrar as implicações legais do uso e/ou venda de entorpecentes. “O objetivo é minimizar o índice de atos infracionais decorrentes da dependência química das drogas e diminuir a violência no município”, afirmou.

O projeto será executado pelo defensor público Flávio Ferreira, com o apoio do delegado Rodrigo Leão e do tenente coronel Franklin Roosevelt. A apresentação será no auditório da delegacia da Polícia Civil em Abaetetuba, onde será divulgado o cronograma de visita às escolas estaduais.