Preso acusado de criar perfil falso na internet para extorquir vítima em Belém

Foto do perfil falso

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta segunda-feira, 13, no bairro do Marco, em Belém, Paulo Sérgio Moura Nunes, 56 anos, acusado de extorquir uma mulher para não divulgar fotos íntimas da vítima na internet. A prisão foi realizada por policiais civis da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), logo após o fato ser comunicado ao delegado Neyvaldo Silva, diretor da Unidade Policial. A vítima relatou que o acusado montou um perfil com nome falso no Facebook, o que na linguagem das redes sociais é conhecido como "fake". Usando o nome de André Castillo, ele se passava por um rapaz jovem, de alto padrão social e bonito para chamar a atenção das mulheres. Paulo Sérgio afirma trabalhar por conta própria como fabricante de instrumentos musicais.

Paulo Sérgio Moura Nunes, 56 anos, acusado de extorquir uma mulher - Foto Ascom/PC-PA

Durante cerca de um ano, os dois mantiveram contato via redes sociais. Nesse tempo, eles trocaram mensagens e até fotos íntimas, conhecidas no mundo virtual como "nudes". Foi dessa forma que o acusado passou a chantagear a vítima para que lhe pagasse dinheiro, caso contrário, divulgaria as fotos nas redes sociais. Segundo o delegado, o acusado, no último contato, marcou encontro com a mulher na esquina da Travessa Estrela (antiga Mariz e Barros) com Avenida Rômulo Maiorana, no Marco, onde receberia R$ 200 como parte do pagamento da extorsão.

Ainda, segundo a vítima, o acusado exigia receber essa mesma quantia todos os meses. No momento em que a mulher fez o pagamento, o acusado foi preso em flagrante. Ele foi autuado por extorsão, falsa identidade e falsidade ideológica, e permanece preso na DIOE à disposição da Justiça. Ainda, conforme o delegado, até o momento, não se sabe quem é a pessoa na foto do falso perfil no Facebook.