Programação pelo Dia do Circo terá oficinas e espetáculos



Antecipando as comemorações pelo Dia do Circo (27 de março), a Fundação Cultural do Pará (FCP) promoverá, nesta sexta (24) e sábado, (25), às 18h, no Teatro do Curro Velho, a quinta edição do projeto “Gran Circo Curro Velho”, que busca fomentar a formação e execução da arte circense por meio de oficinas, rodas de bate-papo e apresentação de espetáculos.

A novidade desta quinta edição é que a programação, organizada por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, também será levada ao Teatro Margarida Shivasappa, do Centur, na terça-feira (28), às 19h, com uma grande mostra de números e espetáculos circenses apresentados por artistas diversos.

O “Gran Circo Curro Velho” é uma iniciativa de formação e produção da arte circense iniciada em 2012, em alusão ao Dia do Circo. Por meio dela o público desfruta de uma ampla programação que reúne companhias, grupos e artistas regionais e nacionais.

Nesta sexta-feira (24), estão previstos espetáculos com os grupos “Acqua Coletivo Circus” e “Palhaços Trovadores”. No sábado (25) haverá apresentação do grupo “Cia Nós Tantos”, com o show “O espetáculo de um homem só”, e também um bate-papo com Marina Trindade e Alessandra Nogueira sobre o tema “O artista circense e os editais de cultura”.

Um dos destaques da programação é o grupo “Acqua Coletivo Circus”, que traz o espetáculo "The Lost Circus - CrossCircus Show". Segundo a artista e instrutora da oficina de técnicas circenses no Curro Velho, Velleda Lavareda, o espetáculo é uma experimentação do cotidiano vivido dentro dos boxes de crossfit aliada ao circo, na tentativa de criar um ambiente de treino com personagens acrobáticos e utilizando aparelhos utilizados nos treinos - como barras, caixas e argolas, inclusive com a tecnologia do video mapping. “Visamos principalmente buscar a criação e execução de espetáculos onde pudéssemos utilizar de várias temáticas do cotidiano, misturando tecnologia, dança, teatro e circo pra formar o que chamamos de circo contemporâneo”, comenta.

O grupo “Palhaços Trovadores”, que está na ativa desde 1998, trará o espetáculo “A Vingança de Ringo”, que segundo o artista Marton Maués, é inspirado nos filmes de bang-bang dos anos 60 e 70. “Tudo é muito simples, feito numa linguagem fácil e direta. O que fizemos na montagem foi adaptar o texto para a linguagem do palhaço, que é mais corporal, livre, imagética, lúdica”, explica Marton Maués.

O dia 27 de março foi escolhido como “Dia do Circo” em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como ‘Piolin’, que nasceu nessa data, em 1897. “Piolin” era considerado um grande palhaço e se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista.

Serviço: Gran Circo Curro Velho. Dias 24 e 25 de março, às 18h, no Teatro do Curro Velho (Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 – Telégrafo). Dia 28 de março, às 19h, no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur. Entrada Franca. Informações: (91) 3184-9100.