A VLI, empresa de soluções
logísticas que integram terminais, ferrovias e portos, participa nesta
quarta-feira (29) da inauguração uma nova rota de fomento para agilizar o
escoamento da produção agrícola do leste de Mato Grosso e sudeste do Pará com
destino ao Terminal Integrador Porto Nacional, no Tocantins. O terminal é
interligado à Ferrovia Norte-Sul e forma um corredor eficiente até o porto do
Itaqui.
A nova rota consiste na
integração de duas balsas que farão a travessia dos caminhões por 4 km de
margem a margem do rio Araguaia, entre as cidades de Santana do Araguaia (Pará)
e Caseara (Tocantins). Um evento na quarta-feira com transportadoras,
representantes das principais tradings agrícolas do país e gestores da VLI, vai
marcar a apresentação da nova rota de fomento que visa diminuir custos e
distâncias ao agronegócio.
Para chegar ao Terminal
Integrador Porto Nacional pelo novo fluxo, as cargas oriundas do leste
mato-grossense e sudeste paraense seguirão por caminhão pela BR-158, acessarão
a PA-411 até Santana do Araguaia e, de lá, embarcarão nas balsas até Caseara.
Depois, seguirão pelas rodovias TO-080 e BR-226 até o terminal. Dos terminais,
as cargas seguem pela Ferrovia Norte-Sul e depois acessam a Estrada de Ferro
Carajás para chegarem ao porto do Itaqui.
Para oferecer essa nova solução
logística, a VLI firmou parceria com a Brinave, um consórcio formado pelas
empresas R. Navegações e Bravo Serviços Marítimos que construiu e agora vai
operar as duas balsas. Uma delas terá
capacidade para transportar 6 bi-trens, enquanto a outra possui espaço para 8
rodotrens. Estão previstas 11 viagens por dia e a capacidade será de
transportar 200 mil toneladas de soja por mês.
“A missão da VLI é apresentar
soluções logísticas que gerem valor ao negócio de nossos clientes. Incentivar
esta nova rota, com a integração das balsas, vai ao encontro desta missão.
Temos uma estrutura eficiente, integrada e pronta para atender a maior região
produtora de soja do país”, diz o gerente de terminais da VLI, Leonardo Paiva.
O Terminal Integrador Porto
Nacional é um dos mais novos da VLI, inaugurado em março de 2016 junto com o
Terminal Integrador Palmeirante, este localizado ao norte do Tocantins. Juntos,
os terminais totalizam um investimento de R$ 264 milhões e possuem capacidade
para movimentar por ano cerca de 6 milhões de toneladas de produtos como soja,
milho e farelo.
Ambos destacam-se pela capacidade
de movimentação de grãos para o corredor Centro-Norte representando uma
alternativa de escoamento em larga escala para a produção agrícola brasileira.
Neste corredor, que começa nos terminais integradores e chega ao Terminal
Portuário do Itaqui, os investimentos chegam a R$ 1,7 bilhão.
A localização dos terminais de
Porto Nacional e Palmeirante favorece o fluxo constante dos produtos pela
ferrovia. As unidades possuem sistemas automatizados de recepção, pesagem e
carregamento, garantindo alta produtividade e segurança operacional. Eles têm capacidade para descarregar 450 e
700 caminhões por dia, respectivamente.
Além disso, contam com uma pera
ferroviária interligada à malha da Ferrovia Norte Sul e uma tulha de
carregamento com capacidade para carregar um trem de 80 vagões em 4 horas 30
minutos. Esses dispositivos formam uma moderna e arrojada solução logística em
formato circular que possibilita o transbordo das cargas sem necessidade de
desmembrar o trem, aumentando a eficiência das manobras de entrada e saída dos
terminais.
O Terminal Integrador Porto
Nacional tem capacidade para armazenar até 60 mil toneladas de grãos e
movimentar 2,6 milhões de toneladas do produto por ano. Já o Terminal
Integrador Palmeirante possui um armazém de 90 mil toneladas, que já é
considerada a maior estrutura de armazenagem do Tocantins, e pode expedir até
3,4 milhões de toneladas anualmente.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar
a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em
portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e
Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento
e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais
portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em
Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita a melhor empresa de
infraestrutura do país pelo anuário Épocas Negócios 360º e escolhida como uma
das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI
transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte,
Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.