Se a cada dia que passa buscamos
mais por serviços digitais, com a educação não é diferente. Uma pesquisa
realizada pela NZN Intelligence, plataforma de pesquisa e inteligência da NZN,
um dos principais players em soluções para publicidade e comunicação do
mercado, revelou que 90% dos brasileiros usuários da internet estão propensos a
realizar algum tipo de curso online, sendo que, dentre eles, 61% já fizeram.
De acordo com Felipe Simões, Diretor de Produto da NZN e especialista da plataforma Intelligence, os cursos online se popularizaram no país nos últimos anos e se estabeleceram como uma alternativa bastante procurada pelos brasileiros. “Seja por falta de tempo ou pela comodidade, essa modalidade de estudo parece atrair quem deseja se aperfeiçoar em algum campo ou precisa adquirir novos conhecimentos por uma exigência do mercado”, explica Simões.
De acordo com Felipe Simões, Diretor de Produto da NZN e especialista da plataforma Intelligence, os cursos online se popularizaram no país nos últimos anos e se estabeleceram como uma alternativa bastante procurada pelos brasileiros. “Seja por falta de tempo ou pela comodidade, essa modalidade de estudo parece atrair quem deseja se aperfeiçoar em algum campo ou precisa adquirir novos conhecimentos por uma exigência do mercado”, explica Simões.
Já entre as pessoas que disseram
que não fariam um curso online, 35,5% já haviam realizado algum curso pela
internet, enquanto 64,5% nunca tiveram essa experiência. Dos 45% que nunca
fizeram e não pretendem fazer cursos online apontaram a desconfiança na
qualidade do ensino em relação aos cursos presenciais como principal motivo
para isso. A pesquisa levantou ainda que 50% dos usuários brasileiros
desconhecem as principais plataformas de EAD, o que segundo Simões pode se dar
pelo fato da falta de confiança na modalidade.
Nível de educação do curso
O nível de educação mais popular
entre os usuários que fariam cursos online foram os cursos livres, com 58% das
pessoas apontando essa preferência em uma pergunta que permitia múltiplas respostas.
Na sequência, apareceram os cursos técnicos (47%), cursos profissionalizantes
(44%) e cursos de Ensino Superior (41%).
Entre as pessoas que já fizeram
cursos online, 57% fizeram cursos livres, 23% cursos técnicos, 22% cursos de
Ensino Superior e 20% cursos profissionalizantes (mais de uma resposta
permitida).
Área do curso
Os cursos que mais despertam o
interesse dos usuários brasileiros de internet são disparadamente os de idiomas
(59%), seguidos pelas Engenharias (25%), Administração (22%) e Gestão (21%) –
mais de uma resposta permitida.
Investimento mensal
Perguntadas sobre qual o valor
máximo que investiriam em um curso online por mês, 26% dos pesquisados se
mostraram dispostos a gastar R$ 50 por mês.
Sobre a NZN
A NZN é hoje uma das principais
plataformas para soluções em publicidade e comunicação. Atuando em 5 frentes
independentes (NZN Brand Studio, NZN Intelligence, NZN Social, NZN Media e NZN
Content), a empresa tem como objetivo se tornar o principal parceiro das
agências e marcas, ao entregar serviços exclusivos, e que ajudam no
planejamento e execução das campanhas e projetos.