A Confederação Nacional do
Transporte divulgou hoje a primeira Pesquisa CNT Perfil dos Motoristas de
Ônibus Urbanos, com informações gerais sobre o profissional e a atividade. Na
amostragem, foram entrevistados 1.055 motoristas em 12 Unidades da Federação de
todas as regiões do país, entre os dias 6 e 19 de dezembro de 2016.
Os motoristas responderam a
questões sobre rotina de trabalho, tecnologia, segurança, saúde, entre outros
temas. As entrevistas foram feitas nas garagens das empresas e em terminais
rodoviários e constatam que a maioria dos motoristas (77,5%) dirige veículos
com algum sistema de rastreamento com GPS (67,8%) para orientação; roda, em
média, 151,9 km por dia; trabalha 8,3 horas diariamente e 5,9 dias por semana.
A média de idade dos veículos é de 5,3 anos.
Um quarto dos entrevistados
(24,5%) está há mais de dez anos na mesma empresa e 75,5% dizem que estão
satisfeitos e não têm vontade de trocar de emprego. Ao falarem por que atuam na
atividade, 70,6% afirmam que gostam de dirigir ônibus urbanos e 33,0% dizem que
essa profissão oferece um salário melhor do que outras.
A maioria dos entrevistados (70%)
possuía outra profissão anteriormente e acredita que a situação financeira
melhorou ao começar a trabalhar como motorista profissional. O tempo médio em
que os entrevistados estão nessa área é de 12,1 anos, sendo que 68,7% atuam no
segmento há mais de cinco anos.
Entraves
Entre os pontos negativos, 57%
destacaram que a profissão é desgastante, estressante ou fisicamente cansativa.
Outros 35,9% consideram uma profissão perigosa e 19,8%, arriscada, devido à
possibilidade de acidentes. Em relação à segurança, quase um terço (28,7%) diz
ter sido vítima de assalto pelo menos uma vez nos últimos dois anos e 3,1%
informaram que neste mesmo período o ônibus em que trabalhavam sofreu incêndio
proposital ou alguma tentativa. Um terço (33,2%) se envolveu em pelo menos um
acidente nos últimos dois anos.
Infraestrutura e reivindicações
As condições da infraestrutura
também são dificuldades enfrentadas no dia a dia dos motoristas. O pavimento
das ruas e avenidas foi considerado regular, ruim ou péssimo para 77,6% dos
entrevistados. Já em relação à fluidez do tráfego, 81,8% relataram que há
problemas. As principais reivindicações dos motoristas de ônibus urbanos são a
maior segurança policial (61,7%), a necessidade de pontos de apoio ao motorista
com mais conforto e estrutura (33,7%), vias especiais exclusivas para ônibus
(29,4%) e a redução dos custos de aquisição da carteira de motorista (24,5%).
Sobre o SEST SENAT
Do total de entrevistados, 89,1%
conhecem o SEST SENAT. Desses, 71,1% já fizeram algum curso presencial na
instituição e 97,2% consideram que os treinamentos contribuíram para a melhoria
do seu desempenho profissional.
Entre os motoristas de ônibus que já foram atendidos nas especialidades de odontologia, fisioterapia, psicologia ou nutrição, 91,1% avaliam que os serviços contribuem para a manutenção da sua saúde e da sua qualidade de vida. Entre os motoristas que já fizeram alguma consulta, 42,7% disseram que procuram o SEST SENAT para prevenção e 25,0% quando sentem alguma dor.
A maioria (86,7%) dos entrevistados que conhecem o SEST SENAT disse que indicaria os serviços da entidade para algum conhecido.
CONCLUSÃO
A Pesquisa CNT Perfil dos
Motoristas de Ônibus Urbanos revela aspectos relevantes dessa profissão, como o
uso de ferramentas tecnológicas, as motivações para atuar no setor e os
principais entraves. O presidente da CNT, Clésio Andrade, destaca que grande
parte dos trabalhadores orgulha-se da profissão, mas ainda enfrenta uma série
de desafios.
“Cerca de um terço já sofreu
algum assalto nos últimos dois anos. Além disso, os motoristas cumprem,
diariamente, rotinas de trabalho desgastantes, causadas pelos constantes
congestionamentos. Fica clara, então, a necessidade de investimentos em
segurança pública, em infraestrutura viária e em pontos de apoio para acolher
esses profissionais”, afirma Clésio Andrade.
O presidente da CNT ressalta
também que a pesquisa mostra a forte atuação do SEST SENAT na defesa do
trabalhador do transporte. “Os motoristas de ônibus urbanos reconhecem que os
atendimentos são fundamentais para melhorar o seu desempenho profissional e a
sua qualidade de vida. Esse indicativo nos estimula a continuar aprimorando os
serviços prestados pelo SEST SENAT.”