Foto Agência Pará |
O local já foi aterrado
provisoriamente para manter o fluxo de veículos e receberá manutenção diária da
Setran até o término do período chuvoso. A prefeitura de Tailândia também vem
colaborando com a obra por meio da doação de piçarra para a conservação do
trecho danificado.
Antes do início das obras na
tubulação, a Setran investirá na manutenção de dois atalhos paralelos à
rodovia. Os trechos foram cedidos por meio de um acordo entre a Setran e a
Agropalma e serão utilizados para manter o fluxo de carros quando a obra da
nova tubulação for iniciada. “A chuva dificulta as ações das máquinas para a
manutenção dos trechos alternativos. Precisamos de pelo menos dois dias de sol
para que as modificações que faremos não sejam alteradas pelo volume de água”,
explica o engenheiro da Setran, Luiz Henrique Moraes, responsável pela obra no
local.
Os desvios de 1,70 Km de
extensão, no lado direito, sentido Moju-Tailândia e de 2,80 Km, também no
sentido Tailândia-Moju serão drenados, nivelados, sinalizados e receberão um
revestimento primário para que possam receber o fluxo de veículos da rodovia.
Toda a obra será acompanhada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que
destacará seis policiais para o ordenamento do trecho, e pelo Departamento de
Trânsito do Estado do Pará (Detran), que enviará 12 agentes. Ambas as equipes
atuarão 24 horas por dia, se revezando em turnos, para que o trânsito possa
fluir normalmente sem prejudicar o trajeto dos motoristas ou a conservação do
trecho em manutenção.
Após a finalização das obras do
desvio, a Setran iniciará os serviços de recuperação do bueiro, que têm
previsão de 25 dias corridos de duração. O trabalho consiste em execução do
lastro em concreto ciclópico (tipo de fundação em pedras para sustentar a
tubulação), assentamento da linha dupla do bueiro com diâmetro de 1,00m; reaterro
com areia e seixo, sub-base e base em seixo e recomposição da camada asfáltica
em CBUQ (asfalto específico para rodovia).
A nova tubulação terá sua
estrutura reforçada e um aumento de 30% (ou mais) na vazão. Os tubos anteriores
possuíam 0,80m e estavam assoreados pelos sedimentos do córrego que ali passa.
A nova estrutura terá 1,00m sem nenhuma barreira para diminuir o fluxo das
águas. O volume de água é intenso neste período de chuvas, porém, em outras
épocas do ano é considerado de baixa vazão, sem oferecer efeito algum sobre a
estrutura.
Uma rota alternativa para os
veículos que fazem o trajeto Marabá-Belém é seguir o caminho a partir do
distrito de Morada Nova, pela BR-222, até o município de Dom Eliseu. A partir
dali o motorista deve pegar a BR-010 (Belém/Brasília) e depois a BR-316, indo
até Belém. Veículos que saem de Belém em direção ao Sul e Sudeste do Pará podem
fazer o sentido inverso.