Neste mês de junho, não é só o
sistema BRT que vai entrar em uma nova etapa. Aproveitando a diminuição do
fluxo de veículos na cidade em virtude do fim do semestre escolar, que a
Prefeitura de Belém dá início à implantação do BRS, sistema de ônibus rápido,
que se caracteriza por faixas exclusivas para ônibus comuns em grandes
corredores de tráfego. O projeto piloto englobará as avenidas José Malcher (da
Av. José Bonifácio à Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (da Tv.
Castelo Branco à Padre Eutíquio) e Tv. Castelo Branco (que servirá de
integração entre a Av. José Malcher e a Conselheiro). Com o novo sistema, a
faixa da direita das vias que abrigam o BRS, passam a ser exclusivas para
ônibus. Nos locais onde há paradas, há permissão para que os ônibus que não
precisem fazer embarque e desembarque de passageiros ultrapassem os demais pela
faixa imediatamente ao lado, que receberá uma pintura pontilhada, indo para o
tráfego misto com os demais veículos e na sequência retornando ao BRS. Aos veículos
de passeio só é permitida a passagem pela faixa exclusiva para acesso à
garagens e para conversões à direita na via. O trabalho de pintura iniciou na sexta-feira,
16, pela Av. José Malcher próximo à José Bonifácio, e a previsão de conclusão é
de, aproximadamente, 60 dias, com trabalhos sempre à noite para minimizar os
impactos no trânsito. Quando a pintura estiver concluída, será implementada a
sinalização vertical e será feita uma campanha educativa, antes de se iniciar,
de fato, o uso do BRS e a fiscalização com radares específicos e agentes para
que o sistema seja respeitado por ônibus e veículos particulares. Também será
determinado o horário de funcionamento do sistema.
Com a entrega do Terminal do
BRT de São Brás, a Prefeitura de Belém
dá início a mais uma etapa rumo à integração do sistema de transporte público
de Belém. A partir desta segunda-feira, 19, em caráter experimental, ônibus que
fazem as linhas de Icoaraci e Outeiro com retorno em São Brás passarão a
utilizar a estrutura do Terminal, já com pagamento de passagem do lado de fora
do veículo e possibilidade de integração ao ônibus BRT. São as linhas chamadas
de paradoras, pois são ônibus comuns que trafegam do lado de fora da canaleta,
nas faixas de tráfego misto, fazendo embarque e desembarque de passageiros ao
longo das avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso. Em uma próxima
etapa, essas linhas sairão de seus pontos de origem e irão apenas até o
Terminal Mangueirão, onde irão alimentar o BRT e retornarão aos bairros, não
vindo mais à São Brás. Nesta fase experimental os usuários destas linhas serão
introduzidos no sistema BRT através do Terminal São Brás, para que experimentem
a possibilidade de integração e a prática de pagar a passagem. As linhas que
entrarão no Terminal São Brás são: Icoaraci-São Brás-Paracuri I; Icoaraci-São
Brás-Paracuri II; Itaiteua-São Brás e Outeiro-São Brás.