Belém ganha o sistema BRS, uma nova logística no tráfego de ônibus comuns na cidade




Neste mês de junho, não é só o sistema BRT que vai entrar em uma nova etapa. Aproveitando a diminuição do fluxo de veículos na cidade em virtude do fim do semestre escolar, que a Prefeitura de Belém dá início à implantação do BRS, sistema de ônibus rápido, que se caracteriza por faixas exclusivas para ônibus comuns em grandes corredores de tráfego. O projeto piloto englobará as avenidas José Malcher (da Av. José Bonifácio à Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (da Tv. Castelo Branco à Padre Eutíquio) e Tv. Castelo Branco (que servirá de integração entre a Av. José Malcher e a Conselheiro). Com o novo sistema, a faixa da direita das vias que abrigam o BRS, passam a ser exclusivas para ônibus. Nos locais onde há paradas, há permissão para que os ônibus que não precisem fazer embarque e desembarque de passageiros ultrapassem os demais pela faixa imediatamente ao lado, que receberá uma pintura pontilhada, indo para o tráfego misto com os demais veículos e na sequência retornando ao BRS. Aos veículos de passeio só é permitida a passagem pela faixa exclusiva para acesso à garagens e para conversões à direita na via. O trabalho de pintura iniciou na sexta-feira, 16, pela Av. José Malcher próximo à José Bonifácio, e a previsão de conclusão é de, aproximadamente, 60 dias, com trabalhos sempre à noite para minimizar os impactos no trânsito. Quando a pintura estiver concluída, será implementada a sinalização vertical e será feita uma campanha educativa, antes de se iniciar, de fato, o uso do BRS e a fiscalização com radares específicos e agentes para que o sistema seja respeitado por ônibus e veículos particulares. Também será determinado o horário de funcionamento do sistema.

Com a entrega do Terminal do BRT  de São Brás, a Prefeitura de Belém dá início a mais uma etapa rumo à integração do sistema de transporte público de Belém. A partir desta segunda-feira, 19, em caráter experimental, ônibus que fazem as linhas de Icoaraci e Outeiro com retorno em São Brás passarão a utilizar a estrutura do Terminal, já com pagamento de passagem do lado de fora do veículo e possibilidade de integração ao ônibus BRT. São as linhas chamadas de paradoras, pois são ônibus comuns que trafegam do lado de fora da canaleta, nas faixas de tráfego misto, fazendo embarque e desembarque de passageiros ao longo das avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso. Em uma próxima etapa, essas linhas sairão de seus pontos de origem e irão apenas até o Terminal Mangueirão, onde irão alimentar o BRT e retornarão aos bairros, não vindo mais à São Brás. Nesta fase experimental os usuários destas linhas serão introduzidos no sistema BRT através do Terminal São Brás, para que experimentem a possibilidade de integração e a prática de pagar a passagem. As linhas que entrarão no Terminal São Brás são: Icoaraci-São Brás-Paracuri I; Icoaraci-São Brás-Paracuri II; Itaiteua-São Brás e Outeiro-São Brás.