O Centro Integrado de Operações
(Ciop) em breve estará de cara nova. Considerado a porta de entrada da
população para o acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Integrado de
Segurança Pública, o Ciop amplia a sala de operações, com a obra de reforma que
inclui a completa troca do piso elevado, toda a parte elétrica e lógica,
revestimento acústico e mobília. O atendimento no call center 190, que foi
parcialmente terceirizado, agora opera com capacidade total. O objetivo é
agilizar os serviços e garantir maior cobertura em Belém e no interior.
“São oito frentes de trabalho na
revitalização da sala de operações, que é o coração do Ciop. É o local onde
fazemos o atendimento das chamadas, o despacho das viaturas e o
videomonitoramento na Grande Belém. Com a obra, vamos ampliar a capacidade”,
explica o diretor do Ciop, coronel PM Heyder Calderaro Martins. O novo layout
foi estrategicamente pensado para melhorar o fluxo de atendimento ao cidadão
que recorrer ao serviço 190. Foram adicionados mais quatro pontos do call
center e dois para o despacho. A obra vai marcar as comemorações pelos 19 anos
do Ciop.
A terceirização do call center
190 possibilitou ao Ciop atender em plena capacidade operacional. O terceiro e
o quarto turnos (que compreendem o horário das 18h às 6h), horários de maior
índice de ocorrências, receberam o reforço de 15 novas pessoas. “Operávamos com
60% da capacidade. Agora estamos com força total. Isso representa mais
ocorrências atendidas”, explica o diretor do Ciop. Os operadores contratados
são civis, que foram treinados para receber as ligações feitas para o serviço.
Os novos contratados participaram
de treinamentos e seleções nos últimos meses. Com as contratações, os militares
que trabalhavam no atendimento foram remanejados para os setores de despacho e
videomonitoramento. Alguns voltaram para as funções de policiamento, reforçando
o policiamento nas ruas. “O objetivo da terceirização parcial do serviço de
atendimento é justamente ter um melhor aproveitamento das chamadas, com maior
eficiência no serviço. A meta é garantir maior efetividade no menor tempo possível”,
explica o coronel.
Além da revitalização da sala de
operações e da contratação de mais pessoal, o Ciop lança ainda este ano edital
para ampliar o videomonitoramento em Belém e no interior. Atualmente o serviço
opera com 180 câmeras em todo o Estado, 120 somente em Belém. “As câmeras ficam
espalhadas para cobrir os locais com o maior número de ocorrências criminais.
Elas são instrumento fundamental a serviço da segurança pública atualmente”,
frisa o coronel Heyder Calderaro. Os novos equipamentos serão mais resistentes
e vão produzir imagens com maior resolução.
Conscientização – O Ciop recebe
cerca de dez mil chamadas telefônicas por dia. No período de janeiro a maio
deste ano, a ocorrência mais denunciada foi a poluição sonora, que respondeu
por 35,42% das ligações feitas para o 190. Em seguida aparecem atitude suspeita
(12,97%), roubo (11,04%), veículo (7,88%), ameaça (7,67%) e lesão corporal
(7,11%). Ainda no top 10 das chamadas estão briga (6,46%), levantamento em
local de trânsito (3,96%), ocorrências com animais (3,77%) e drogas ilícitas
(3,7%).
Para combater um dos principais
desafios ao sucesso do atendimento – o trote, que responde por 33% das ligações
–, o centro faz um trabalho educativo e de conscientização em escolas e nos
meios de comunicação. “Esse tipo de chamada falsa reflete a educação do povo.
Em países desenvolvidos, não se passa trote para o serviço de emergência. Uma
linha ocupada de maneira indevida significa que alguém com necessidade real
deixa de ser atendido”, explica o diretor.
O mesmo trabalho desenvolvido em
Belém é feito também no interior. Existem oito Núcleos Integrados de Operações
(Niops), nas cidades de Altamira, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia,
Marabá, Paragominas, Santarém e Salinópolis. Na última terça-feira (6), o Ciop
promoveu uma reunião de nivelamento com os diretores dos núcleos para definir
procedimentos e aprimorar o atendimento. “Tudo para que possamos afinar o
trabalho e manter o padrão. Hoje oferecemos um serviço que é referência no
Estado”, conclui o coronel.