Mundiar realiza formação de professores no Estado do Pará



Em junho, de 26 a 30, educadores da rede pública de 107 municípios paraenses vão participar da formação de professores do programa Mundiar em Belém, Castanhal, Marabá e Santarém. Ao todo, 128 professores do ensino fundamental e 332 do ensino médio vão participar das atividades nesses quatro polos.

Na formação, os professores vão aprofundar seus conhecimentos e fundamentos da metodologia do Telecurso para atuarem como mediadores pedagógicos, partindo do princípio da construção coletiva do conhecimento. Eles serão estimulados a relacionar conceitos teóricos com o dia a dia dos estudantes, possibilitando uma abordagem interdisciplinar e aumentando o prazer no ato de aprender e ensinar.

O objetivo do Mundiar é garantir a oferta de educação de qualidade a todos. Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o programa conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Presente desde 2014 em escolas públicas de 107 municípios paraenses, o Mundiar já garantiu que 20 mil jovens e adultos concluíssem o ensino fundamental e médio. Até 2018, outros 20 mil estudantes, que estavam em séries não adequadas para a idade ou estavam afastados da escola, concluirão o ensino fundamental e médio em escolas públicas do Pará, pelo Mundiar.

A metodologia do Telecurso usada no programa é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)  e adotada atualmente pela Fundação Roberto Marinho, como política pública em vários estados brasileiros, para apoiar a solução dos principais desafios da educação básica, como evasão escolar e defasagem idade-ano. O programa acontece em ciclos letivos de 24 meses para o ensino fundamental e o estudante deve ter a idade mínima de 13 anos.  Já no ensino médio, os ciclos têm duração de 18 meses e, para se matricular, o estudante precisa ter, no mínimo, 17 anos.

Locais de formação e horários
Belém – De 26 a 30 de junho, das 9 às 17h – Faculdade Maurício de Nassau
Endereço: Quintino Bocaiúva, nº 1.808 – Nazaré

Castanhal – De 26 a 30 de junho, das 9 às 17h – Escola das Artes
Endereço: Av. Major Wilson (Transcastanhal), S/Nº - Nova Olinda

Santarém - De 26 a 30 de junho, das 9 às 17h – Instituto Esperança de Ensino Superior
Endereço: Rua Coaracy Nunes, nº 3.315 – Caranazal

Marabá - De 26 a 30 de junho, das 9 às 17h – Centro de Educação de Jovens e Adultos
Professora Tereza Donato – Anexo I
Endereço: Ubá, S/Nº - Agrópolis do Incra – Cidade Nova