Obras na BR 316 - Foto Cristino Martins - Agência Pará |
Já iniciaram as obras para
recuperar os primeiros 18 quilômetros da BR-316, no perímetro que inicia no
Entroncamento e segue até a intervenção com a PA-404 (estrada de Benfica e
Murinim). O trecho, recentemente cedido pelo Departamento Nacional de
Infraestrutura de Trânsito (Dnit) ao Governo do Pará, agora poderá receber
melhorias mais rapidamente e eficazes, por ser administrado pelo Estado.
A ação atual tem como objetivo
diminuir os problemas de trafegabilidade e engarrafamentos na via, com a
proximidade do início das férias escolares, quando o fluxo de veículos aumenta
muito, principalmente aos finais de semana, pela busca aos principais
balneários do Estado. “Vamos realizar uma ação completa de tapa buracos, para
garantir que não haja nenhum nos quilômetros iniciais, já que a partir de
Benevides a BR-316 está com boa trafegabilidade”, esclarece Kleber Menezes,
titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran).
Além de eliminar buracos, será
feita também a abertura de mais uma ou duas faixas de tráfego em alguns trechos
da rodovia e a desobstrução de bueiros. “Parte de um trecho de acostamento será
jogado mais ao lado para que surja mais uma faixa de rolamento de trânsito,
garantindo maior fluidez. Vamos também desobstruir bueiros para garantir a
drenagem das vias - evitando poças d’água - e recuperar toda a sinalização
horizontal e vertical, para garantir segurança e visibilidade aos condutores de
veículos”, garantiu o titular da Setran.
Segurança
Assim como o trânsito de veículos
é intenso, o fluxo de pedestres também é grande na área, já que o trecho é
quase todo urbano, principalmente em Ananindeua e Marituba. Por este motivo,
serão colocados dispositivos temporizadores para travessia de pedestres, assim,
os sinais só fecharão quando houver de fato demanda de pedestres. “Quando o
cidadão precisar atravessar basta que ele aperte o botão do sinal e aguarde.
Depois de acionado, o semáforo ficará fechado para veículos por 30 segundos.
Vale lembrar à população que não é necessário apertar várias vezes e que ele
não abrirá imediatamente toda vez que alguém acioná-lo. É necessário aguardar o
tempo previsto para que de fato esse dispositivo funcione de forma correta,
auxiliando na diminuição da retenção de veículos, repercutindo em toda a
rodovia”, explicou Kleber Menezes.
A BR-316 receberá um projeto
ainda maior de recuperação, no qual será realizada toda a requalificação da
via. “Havia a expectativa do início, ainda neste semestre, das obras de
requalificação da via, com criação de faixa de trânsito exclusiva para ônibus,
passeio, ciclovias bidirecionais, urbanização e iluminação, que seria realizada
concomitantemente com essas obras de tapa buraco, mas como houve a frustração
no processo licitatório, que não teve empresa vencedora, teremos que abrir nova
licitação, o que trará adiamento de cinco a seis meses, por isso houve a
necessidade dessa ação emergencial”, explicou o titular da Setran.
“Nós não temos a expectativa de
acabar com as retenções no trânsito desse trecho da BR, mas trabalhando de
forma parceira com Detran, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, acreditamos
que irá melhorar bastante o fluxo, diminuindo o desconforto que houve no verão
passado”, concluiu Kleber Menezes.
Mais obras
Dos recursos de R$ 600 milhões,
resultado de financiamento contraído pelo Governo do Pará junto à Caixa
Econômica Federal, R$ 210 milhões serão utilizados para cinco grandes obras. A
primeira será a pavimentação de 27 km da PA-242, conhecida como a rodovia do frango
e da verdura, que liga Santo Antônio do Tauá a Castanhal, responsável pelo
escoamento da produção.
A segunda será na PA-458, Rodovia
Bragança – Ajuruteua, onde será feita toda a revitalização da pavimentação
asfáltica, que está deteriorada. A PA-477, que passa pelos municípios de São
Geraldo do Araguaia, Piçarra e Sapucaia, também será contemplada com
pavimentação de 5 Km entre a BR-153 e a comunidade de Vila Nova. As 12 pontes
de madeira do trecho serão transformadas em pontes de concreto e também será
feito todo o reforramento do revestimento primário da via.
A quarta e maior obra será na
PA-252, com a pavimentação de 63 Km entre a perna sul e a PA-150, via
importante, pois é utilizada para o escoamento do grande cinturão de produção
de palma, o que deve ajudar a reaquecer esse mercado.
A quinta será a construção da
ponte sobre o Riu Meruú, em Igarapé-Miri, que terá 570 metros de extensão, e
será a sexta maior do Estado. Localizada na PA-151, ela facilitará o acesso da
região do Baixo Tocantins à Região Metropolitana de Belém, eliminando as
balsas. “Esse é um esforço que o Governo do Estado vem fazendo para,
gradativamente, melhorar sua malha viária e trazer mais conforto a milhares de
pessoas”, concluiu Kleber Menezes.