Sespa inaugura descartômetros para coleta de medicamentos vencidos



A fim de atender a Lei Municipal nº 9268 de janeiro de 2017, que dispõe sobre a coleta de medicamentos vencidos ou não utilizados por farmácias, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) por meio do Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica, realizará, na próxima segunda-feira, 26, às 9h30, a entrega dos “Descartômetros”, na Unidade de Referência Especializada (URES) da Presidente Vargas.

Ao todo, serão 13 estabelecimentos de saúde da Sespa que estarão realizando a coleta de resíduos medicamentosos vencidos ou em desuso - Unidade de Referência Materno e Infantil (UREMIA), URES Reduto, URES Presidente Vargas, URE DIPE, URE Marcelo Cândia, URE Demétrio Medrado, Unidade Básica de Saúde (UBS) da Pedreira, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Icoaraci, CAPS Grão Pará, CAPS Renascer, CAPS CCDQ, CAPS Amazônia e Unidade Dispensadora de Medicamentos Especializados (UDME) CESUPA. A população deverá descartar seus resíduos medicamentosos, além de bulas e embalagens de medicamentos, nos descartômetros disponíveis nestes estabelecimentos.

“Os descartômetros são caixas de acrílico padronizadas que serão disponibilizadas nas Unidades de Referência e Centros de Apoio Psicossociais (CAPs) estaduais para uso da população”, disse Agnes Nami Kaminosono, diretora de Assistência Farmacêutica da Sespa.

Já a fiscalização dessa nova lei, restrita a Belém, será feita pelo Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Devisa). “A fiscalização será feita em hospitais e unidades de saúde, independente da natureza da gestão, seja federal, estadual ou municipal, como também em hospitais privados que atendem planos de saúde”, acrescentou Agnes.

A Lei Municipal nº 9268/2017, aprovada em 13 de janeiro deste ano, determina a disponibilização de recipientes adequados e de fácil visualização para recolhimento de medicamentos domiciliares, vencidos ou não. A norma regulamenta que farmácias, postos de saúde e hospitais públicos e privados de Belém devam oferecer postos de coleta para o descarte seguro e ambientalmente de remédios.

Na cerimônia estarão presentes a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado, Suely Regina Catete, a Secretária Adjunta da Sespa, Heloísa Guimarães, a diretora do Departamento Estadual de Assistência Farmacêutica, Agnes Nami Kaminosono e o Coordenador da Vigilância Ambiental (VISAMB), Rodrigo Bentes.