A Prefeitura de Belém deu
início à implantação do BRS, sistema de ônibus rápido, que se caracteriza por
faixas exclusivas para ônibus comuns em grandes corredores de tráfego. O
projeto piloto englobará as avenidas José Malcher (da Av. José Bonifácio à
Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (da Tv. Castelo Branco à Padre
Eutíquio) e Tv. Castelo Branco (que servirá de integração entre a Av. José Malcher
e a Conselheiro).
Com o novo sistema, a faixa da direita das vias que abrigam o BRS passam
a ser exclusivas para ônibus. Nos locais onde há paradas, há permissão para que
os ônibus que não precisem fazer embarque e desembarque de passageiros ultrapassem
os demais pela faixa imediatamente ao lado, que receberá uma pintura
pontilhada, indo para o tráfego misto com os demais veículos e na sequência
retornando ao BRS. Aos veículos de passeio só será permitida a passagem pela
faixa exclusiva para acesso a garagens e para conversões à direita na via.
O objetivo principal é tornar o corredor de ônibus mais veloz, com o
usuário do sistema de transporte público de Belém tendo ganho no tempo de
viagem, mas há também outras vantagens decorrentes disso, como o ganho de
espaço nas demais faixas para os veículos comuns, que passam a não mais
“concorrer” com os ônibus, que costumam ocupar por vezes até três pistas da
via, e também evitar, assim, a queima de paradas, uma prática infelizmente
ainda comum exatamente quando os ônibus trafegam longe da faixa da direita, não
permitindo o acesso de usuários. A segurança para o embarque e desembarque dos
coletivos, portanto, é outro ganho com o BRS. O trabalho de pintura teve início
em meados de junho, na Av. Governador José Malcher e já contemplou também a
avenida Conselheiro Furtado. A previsão é que toda a pintura seja concluída no
final do mês de julho.