Uma nova marca, mas o mesmo
compromisso: defender os direitos da sociedade. Em evento realizado nesta
quarta-feira (9) o Ministério Público do Estado do Pará apresentou à sociedade
e ao seu público interno a sua nova e moderna marca. Um expressivo número de
membros e servidores acompanhou o lançamento no auditório Nathanael Farias
Leitão. A cerimônia foi também transmitida pela internet para todas as regiões
administrativas.
Além de apresentar a nova marca,
o evento homenageou os servidores que participaram do concurso interno que
escolheu o novo símbolo. Junto com a nova marca foi apresentado o Manual de
Identidade Visual do MPPA, que contém as regras e orientações sobre a correta
utilização do símbolo da instituição, bem como informações a respeito do uso da
tipografia e das cores.
“Algumas mudanças estão sendo
implementadas a partir desta quarta-feira no aspecto da visualização da imagem
da nossa instituição, de forma a representar a modernidade que passa hoje o
Ministério Público. A sociedade quer um MP moderno, por isso temos o dever de
avançar e melhorar os nossos serviços”, disse o procurador-geral de Justiça
Gilberto Valente Martins, durante o evento.
Como exemplos de avanços, o
procurador-geral Gilberto Martins citou o fato do MP do Pará figurar agora como
o 3º melhor no ranking a transparência do Conselho Nacional do Ministério
Público, posição conquistada após trabalho realizado nos últimos meses e a
disponibilização da agenda do PGJ no site, para que a sociedade possa
acompanhar os compromissos diários do chefe da instituição.
“A nova marca do MP representa
uma transformação importante que passamos hoje e carrega consigo a imagem de
uma instituição de credibilidade, que presta um serviço de excelência ao povo
paraense, através do trabalho exercido por membros e servidores”, complementou
Martins.
A marca foi escolhida após
concurso interno aberto a membros e servidores do Ministério Público, que
apresentaram as sugestões a uma Comissão Julgadora. Essa Comissão selecionou as
três melhores propostas e as submeteu para escolha pelo Colégio de Procuradores
de Justiça.
A vencedora foi a servidora Ruth
Campos que apresentou elementos marajoaras na tipografia e as cores escolhidas
foram o azul e vermelho, que estão na bandeira do Estado do Pará.
O processo de escolha de uma nova
marca tem a ver com o atual momento que o Ministério Público do Pará está
vivendo. A instituição está se modernizando a fim de atender cada vez melhor o
cidadão. A nova marca é contemporânea, inspirada nos paraenses, sem deixar de
lado a personalidade e os valores institucionais.
No decorrer dos próximos meses
haverá um cronograma de substituição gradual da antiga pela nova marca da
instituição e os serviços oferecidos à população já poderão ser identificados
com esse novo padrão visual.
Sobre a adoção de uma nova marca,
a servidora Ednalva Santos considerou uma decisão importante: “é um passo a
mais que a instituição está dando para se modernizar. Temos visto que o
Ministério Público tem, a cada ano, modernizado mais a instituição, o sistema
de gerenciamento. E agora com a nova marca e a padronização da utilização foi
dado mais um passo. A instituição está de parabéns”.
Para o promotor de Justiça e
diretor-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Rodier Barata
Ataíde, essa iniciativa registra um amadurecimento, uma consolidação dos
próprios serviços e valores.
“Ter uma marca consolidada, com
uma identidade visual adequada, importa justamente colocar transparência
perante a sociedade, para que esta reconheça as ações que efetivamente são
realizadas pelo Ministério Público. Internamente representa também um
fortalecimento da identidade para os membros e servidores para que se sintam
valorizados e empoderados no exercício de sua atividade, que de fato é
relevante para a sociedade”, destacou o promotor.