MPPA lança nova marca e reforça compromisso institucional de defesa da sociedade



Uma nova marca, mas o mesmo compromisso: defender os direitos da sociedade. Em evento realizado nesta quarta-feira (9) o Ministério Público do Estado do Pará apresentou à sociedade e ao seu público interno a sua nova e moderna marca. Um expressivo número de membros e servidores acompanhou o lançamento no auditório Nathanael Farias Leitão. A cerimônia foi também transmitida pela internet para todas as regiões administrativas.

Além de apresentar a nova marca, o evento homenageou os servidores que participaram do concurso interno que escolheu o novo símbolo. Junto com a nova marca foi apresentado o Manual de Identidade Visual do MPPA, que contém as regras e orientações sobre a correta utilização do símbolo da instituição, bem como informações a respeito do uso da tipografia e das cores.

“Algumas mudanças estão sendo implementadas a partir desta quarta-feira no aspecto da visualização da imagem da nossa instituição, de forma a representar a modernidade que passa hoje o Ministério Público. A sociedade quer um MP moderno, por isso temos o dever de avançar e melhorar os nossos serviços”, disse o procurador-geral de Justiça Gilberto Valente Martins, durante o evento.

Como exemplos de avanços, o procurador-geral Gilberto Martins citou o fato do MP do Pará figurar agora como o 3º melhor no ranking a transparência do Conselho Nacional do Ministério Público, posição conquistada após trabalho realizado nos últimos meses e a disponibilização da agenda do PGJ no site, para que a sociedade possa acompanhar os compromissos diários do chefe da instituição.

“A nova marca do MP representa uma transformação importante que passamos hoje e carrega consigo a imagem de uma instituição de credibilidade, que presta um serviço de excelência ao povo paraense, através do trabalho exercido por membros e servidores”, complementou Martins.

A marca foi escolhida após concurso interno aberto a membros e servidores do Ministério Público, que apresentaram as sugestões a uma Comissão Julgadora. Essa Comissão selecionou as três melhores propostas e as submeteu para escolha pelo Colégio de Procuradores de Justiça.

A vencedora foi a servidora Ruth Campos que apresentou elementos marajoaras na tipografia e as cores escolhidas foram o azul e vermelho, que estão na bandeira do Estado do Pará.

O processo de escolha de uma nova marca tem a ver com o atual momento que o Ministério Público do Pará está vivendo. A instituição está se modernizando a fim de atender cada vez melhor o cidadão. A nova marca é contemporânea, inspirada nos paraenses, sem deixar de lado a personalidade e os valores institucionais.

No decorrer dos próximos meses haverá um cronograma de substituição gradual da antiga pela nova marca da instituição e os serviços oferecidos à população já poderão ser identificados com esse novo padrão visual.

Sobre a adoção de uma nova marca, a servidora Ednalva Santos considerou uma decisão importante: “é um passo a mais que a instituição está dando para se modernizar. Temos visto que o Ministério Público tem, a cada ano, modernizado mais a instituição, o sistema de gerenciamento. E agora com a nova marca e a padronização da utilização foi dado mais um passo. A instituição está de parabéns”.

Para o promotor de Justiça e diretor-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Rodier Barata Ataíde, essa iniciativa registra um amadurecimento, uma consolidação dos próprios serviços e valores.

“Ter uma marca consolidada, com uma identidade visual adequada, importa justamente colocar transparência perante a sociedade, para que esta reconheça as ações que efetivamente são realizadas pelo Ministério Público. Internamente representa também um fortalecimento da identidade para os membros e servidores para que se sintam valorizados e empoderados no exercício de sua atividade, que de fato é relevante para a sociedade”, destacou o promotor.