Usuários do transporte
intermunicipal de passageiros já dispõem, desde a última terça-feira (8), de um
novo espaço da Ouvidora da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos
do Estado do Pará (Arcon), no Terminal Rodoviário de Belém. Em uma sala ampla,
climatizada, o usuário passa a ter maior comodidade e privacidade quando
necessitar de atendimento.
O novo espaço da Ouvidoria
funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, e aos sábados, das 07h30
às 13 h. A Ouvidoria da Arcon oferece informações e atua na busca de soluções
de conflitos entre usuários e prestadores de serviços públicos, visando à
melhoria da qualidade do atendimento à população. A população pode recorrer à
Ouvidoria para solicitar informações, denunciar, elogiar, criticar e registrar
reclamações sobre os serviços regulados pela Agência.
“O setor de Ouvidoria da Arcon-PA
tem como característica a excelência no atendimento aos usuários e operadores.
Mais do que isso, por se tratar do maior terminal de passageiros do Pará,
diariamente circulam milhares de pessoas vindas de todos os locais do Estado,
muitas delas viajando pela primeira vez. Em razão disso é de fundamental
importância colocar à disposição um espaço com condições suficientes para
atender esse público”, ressaltou o diretor geral da Agência, Bruno Guedes.
Franci Augusta, moradora do
município de São Caetano de Odivelas, no nordeste paraense, queria informações
sobre meia-passagem intermunicipal para os filhos, e aprovou o atendimento.
“Foi ótimo, bem esclarecedor. Eu sempre venho até o Terminal porque minha filha
faz fisioterapia em Belém e resolvi passar para tirar essa dúvida. Recomendo o
atendimento”, afirmou.
Treinamento - Na manhã desta
quinta-feira (10) foi realizado um curso de capacitação para os funcionários
recém-contratados para a Ouvidoria da Agência. Os novos servidores receberam
orientações sobre como proceder no atendimento ao usuário que pretende fazer
reclamações ou buscar esclarecimentos sobre os serviços regulados pela Arcon.
Também houve atualização para os funcionários que já atuam nos postos de
atendimento instalados nos terminais rodoviário e hidroviário de Belém.
Segundo o ouvidor da Arcon-PA,
Américo Ribeiro, “o treinamento se faz necessário para aprimorar práticas de
ouvidoria, objetivando a melhor forma de atender, tentar solucionar conflitos e
intermediar soluções para as reclamações dos usuários que procuram o
atendimento na Ouvidoria”.
As reclamações devem,
primeiramente, ser dirigidas ao prestador do serviço, que tem prazos legais
para se manifestar. Caso o usuário fique insatisfeito com a resposta ou com o
atendimento, deve procurar a Ouvidoria da Agência.
Além da sala no Terminal
Rodoviário de Belém, os usuários do transporte intermunicipal têm à disposição
um posto fixo de atendimento da Ouvidora no Terminal Hidroviário de Belém, o
atendimento via telefone 0800 091 1717 e os canais de comunicação digital -
e-mail ouvidoria@arcon.pa.gov.br e o site da Arcon-PA – www.arcon.pa.gov.br