A Ser Educacional S.A. (BM&FBOVESPA
SEER3, Bloomberg SEER3:BZ e Reuters SEER3.SA), anuncia os resultados do segundo
trimestre de 2017 (2T17). A Companhia encerrou o 2T17 com 149,9 mil novos
alunos de graduação (presencial e a distância), um aumento de 6,0% comparado
aos 141,4 mil alunos no segundo trimestre de 2016. A base total de alunos
apresentou aumento de 3,9% passando de 152,4 mil alunos no 2T16 para 158,4 mil
alunos no 2T17. Esse aumento é justificado principalmente pelo maior número de
alunos captados nos segmentos de graduação presencial e a distância.
De acordo com o Diretor-presidente do
Grupo, Jânyo Diniz, “o primeiro semestre de 2017 consolidou etapas relevantes
na estratégia de crescimento de longo prazo do grupo Ser Educacional.
Idealizada ainda em 2013, durante o processo de abertura de capital, o plano de
negócios visa transformar a Companhia com uma atuação originalmente forte nas
regiões Nordeste e Norte do Brasil em um player de abrangência nacional”.
A receita líquida da Companhia atingiu
R$ 326,2 milhões no 2T17, um aumento de 12,7% em relação ao 2T16, em virtude do
aumento da base de alunos de 3,9% e do repasse de preços e melhor ticket médio
de novos cursos aprovados durante o período, principalmente nas áreas de saúde,
engenharias e direito, bem como da melhora no mix de matrículas em unidades em
localidades com melhor percepção de marca.
No 2T17, o EBITDA normalizado dos
efeitos não-recorrentes e despesas pré-operacionais alcançou R$108,5 milhões,
19,2% superior ao 2T16. A margem EBITDA normalizada atingiu 33,2%, comparada a
31,4% no mesmo período do ano anterior. O lucro líquido normalizado alcançou
R$72,9 milhões no 2T17, ficando 13,7% superior quando comparado ao lucro
líquido do 2T16, quando atingiu R$64,1 milhões.
Durante o 2T17, foram aprovados 58 novos
cursos, acumulando 1.264 cursos de graduação em 30 de junho de 2017. O destaque
fica para o estado de São Paulo, que em 30 de junho de 2017 totalizou mais 40
novas graduações, quando comparado com a quantidade de cursos autorizados em 30
de junho de 2016, dentre eles: Odontologia, Educação Física, Enfermagem,
Farmácia, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia
Mecânica, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.
A Companhia obteve 17 novas unidades
credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) no primeiro semestre de 2017:
Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Fortaleza (CE), Marabá (PA),
Garanhuns (PE), Maracanaú (CE), Ananindeua (PA), Anápolis (GO), Juazeiro do
Norte (CE), Sobral (CE), Mossoró (RN), Natal (RN), Brasília (DF), Arapiraca
(AL), Campo Grande (MS) e Macapá (AP). Adicionalmente, foram aprovadas junto ao
Conselho Nacional de Educação (CNE) 6 novas unidades: Palmas (TO), Belém (PA),
Goiânia (GO), Vitória (ES), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS), que nesse momento
estão em fase de tramitação junto ao Ministério da Educação (MEC) para publicação
de portaria, o que deve ocorrer ainda em 2017. Com isso, a Companhia atingiu 25
dos 45 credenciamentos previstos em seu plano de longo prazo.
Em 21 de junho de 2017, o MEC publicou
no Diário Oficial da União a Portaria Normativa nº 11 que permitiu ao grupo Ser
Educacional expandir suas operações de Ensino a Distância (EAD). A Portaria,
que regulamentou o Decreto Presidencial nº 9.057, de 25 de maio de 2017, prevê
que Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem credenciamento para EAD
considerando o maior Conceito Institucional (CI) entre EAD e Presencial com
índice igual a 4 ou 5 possam abrir até 150 e 250 novos polos de ensino a
distância por ano, respectivamente. Com as novas regras e o credenciamento do
EAD da UNINASSAU de Maceió obtido no último dia 2 de agosto, a Companhia está
atualmente habilitada a abrir 550 polos por ano e terá sua capacidade expandida
para 800 polos por ano assim que obtiver aprovação do EAD da UNAMA.
A Joaquim Nabuco do Recife foi
credenciada para se tornar Centro Universitário, o que permitirá autonomia para
expansão de cursos e unidades no município com a marca agora denominada
UNINABUCO, o que ajuda a melhorar a presença da Instituição no centro da cidade
do Recife. A UNINABUCO também deverá explorar um novo modelo operacional em
caráter experimental, que consiste na abertura de unidades menores, espalhadas
em bairros específicos e de grande densidade populacional, com portfólio de
cursos direcionados dentro da demanda identificada por região, ofertando ensino
presencial e EAD por meio de parcerias com as demais bandeiras do Grupo.
“A Companhia encerra esse primeiro
semestre com a certeza de que seu plano de negócios está sendo executado dentro
do esperado, ciente de que a recuperação da economia brasileira ainda não se
consolidou e de que ainda existem muitos desafios, mas encontra-se preparada
para continuar seu foco no crescimento de sua base de alunos, proporcionando
rígido controle de qualidade acadêmica e rentabilidade financeira adequada para
seus acionistas”, finaliza Diniz.