O Fartura – Comidas do Brasil,
uma das maiores plataformas de pesquisa de gastronomia do país, chega a Belém,
no dia 11 de novembro, para realizar um almoço que encerra a programação do
Encontro Mundial de Cidades Criativas da Gastronomia, promovido pela UNESCO. O
menu é comandado pelos chefs Felipe Oliveira (Tragaluz, Tiradentes – MG),
Jussara Lunas (Belém, - PA), Ivan Prado (Senac, Fortaleza – CE) e Ray Raimundo
Carlos (Belém – PA). Na ocasião, O Fartura também anuncia o calendário oficial
da plataforma na capital paraense.
O Festival Fartura - que já
acontece em São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Tiradentes e
Lisboa - abre o calendário de 2018 com realização do evento em Belém nos dias
27 e 28 de janeiro na Estação das Docas. Chefs, produtores e ingredientes de
diferentes Estados do Brasil são convidados para aulas, degustações, cozinhas
ao vivo e pratos especiais para o público, A plataforma anuncia também a
próxima etapa da Expedição Fartura, viagem que mapeia nossas diversas cadeias
produtivas e já percorreu todos os estados brasileiros em busca das origens da
cultura gastronômica brasileira.
A Expedição, comandada pela
jornalista Luiza Fecarotta, dessa vez vai percorrer os estados do Pará e Ceará,
com cerca de 20 entrevistados em cinco cidades. “Vamos pesquisar a cozinha
ribeirinha do Saldosa Maloca, na Ilha do Combú, a tradicional farinha d'água de
Bragança, resultado da mandioca que fermenta na água, e a criação de cabritos
em Quixadá, elemento recorrente na cozinha cearense”, conta Luiza, que em 2017
também capitaneou as viagens por Minas Gerais.
Todas as descobertas viram
conteúdo em formatos diversos como livros, documentários, programas de rádio,
redes sociais e um site www.farturabrasil.com.br), onde em breve também será
possível encontrar todas as informações sobre a programação do Fartura Belém.
SOBRE O FARTURA - COMIDAS DO
BRASIL
O Fartura – Comidas do Brasil é
um dos principais projetos de gastronomia do país. Nascida a partir Festival de
Tiradentes, que em 2017 completou 20 anos, a plataforma tem como objetivo a
valorização da gastronomia nacional, criando conexões entre ingredientes,
receitas, produtores, chefs e restaurantes através de pesquisas e viagens pelo
país.
A base do projeto é o conteúdo
garimpado durante a Expedição Fartura, viagem que mapeia nossas diversas
cadeias produtivas. A equipe do Fartura está na estrada desde 2012, conhecendo
as receitas, as histórias e as cozinhas mais acolhedoras do país. Ao longo
desses anos, a plataforma percorreu todos os estados brasileiros e o Distrito
Federal, passando por mais de 200 municípios, rodando aproximadamente 100 mil
quilômetros, para entrevistar mais 500 personagens da culinária brasileira.
Posteriormente, todo o material
produzido é divulgado em livros, documentários e programas de rádio, além dos
eventos realizados ao longo ano. Esse conteúdo é ainda disponibilizado no
Portal Fartura Brasil, lançado em 2017, trazendo receitas, histórias e
personagens dos quatro cantos do Brasil.
REFORÇO EM SEU POSICIONAMENTO DE
MARCA
Neste ano, o Fartura também está
de marca nova, novo ícone, novo conceito que reforça o compromisso com a
cultura e com as receitas e ingredientes que compõem as comidas do Brasil. Por
isso, a partir de agora, a marca ganhou um complemento: “Fartura - Comidas do
Brasil”. A logo também destaca um ícone: o U. De origem tupi-guarani, o U
significa comer, ingerir. É o elemento básico nos principais símbolos e nomes
ligados à alimentação dos povos indígenas brasileiros e agora integra a marca
de uma das maiores plataformas gastronômicas do país.