Adepará certifica produtores de polpa de frutas em Tomé-Açu



A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) registrou mais uma empresa produtora de polpa de frutas. É a Associação dos Agricultores do Miritipitanga, localizada em Tomé-Açu, município da região nordeste. Com o registro, a empresa está habilitada a comercializar os produtos de forma legal em todo o Estado.

Os membros da Associação já trabalhavam com a produção de polpa de fruta, mas foi no programa de certificação de produtos artesanais de origem vegetal da Adepará que eles viram a oportunidade de legalizar e aumentar a produção.

A Associação conta com 35 integrantes, que produzem em torno de 40 toneladas de polpa de fruta por ano. Eles receberam as orientações dos técnicos da Agência, e em seis meses construíram um local dentro das normas para a produção coletiva, já que anteriormente a fabricação era individual. Este ano, a equipe da Adepará foi verificar se o espaço estava apropriado para a produção de polpa de fruta. O certificado foi concedido neste mês.

O título foi entregue aos produtores pela engenheira agrônoma da Adepará de Tomé-Açu, Lucionila Pimentel. “Após construírem um espaço adequado para a produção, eles já podem comercializar as polpas com a segurança de que passaram por todo o processo corretamente, após fiscalização e orientação dos técnicos da Agência, garantindo um produto de qualidade para os consumidores”, informou Lucionila Pimentel.

Com a certificação da Associação, o Pará passa a ter 103 estabelecimentos registrados só na área vegetal, que inclui processamento de polpas de frutas, casa de farinha, extração de castanha e outras atividades.

Após a entrega do documento, o produtor passa a receber uma fiscalização mensal da Adepará, para acompanhamento da produção. O objetivo é verificar a adequação às normas para garantir a qualidade dos produtos.

Produção artesanal - O produto artesanal tem uma cota máxima a ser produzida. Caso ultrapasse essa cota, o processo passa a ser denominado Serviço de Inspeção Estadual (SIE), e não se enquadra mais na categoria artesanal.

Por isso, o programa é voltado principalmente ao pequeno produtor. O registro comprova que seus produtos têm qualidade, pois cumpriram todo o processo de produção corretamente.

Serviço: Produtores rurais que têm interesse em registrar sua produção para atestar a qualidade e comercializar legalmente em todo o Pará devem procurar o escritório da Adepará de seu município ou entrar em contato com a Gerência de Produtos Artesanais Vegetais, pelo número (91) 99392-1839.