O cidadão poderá acessar todos os
serviços informatizados do Governo do Estado de uma forma prática e interativa,
com o “Tá na Mão”, aplicativo que em breve será lançado pela Empresa de
Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa).
O objetivo é aproximar o cidadão
das soluções apresentadas pelo Governo, além de permitir que os órgãos conheçam
as demandas apresentadas pela sociedade de forma efetiva e, assim, possam dar
soluções rápidas. Com a interação com a população, o gestor poderá fazer o
mapeamento do que está sendo demandado pela sociedade em determinado momento e
região geográfica do estado e, assim, tomar as medidas necessárias.
A primeira versão do “Tá na Mão”
foi lançada em fase de testes, mas agora virá de uma forma definitiva e
arrojada. O app traz uma interface totalmente diferente em termos de
usabilidade. O usuário encontrará mais simplicidade em um aplicativo que segue
as novas tendências dos que são utilizados hoje, tanto na versão Android,
quanto na versão IOS.
Por meio do app, o usuário poderá
ver toda a lista de reclamações que ele fez em sua linha do tempo. A interação
será otimizada com o “Push”, serviço de comunicação automática. Se autorizado
pelo usuário, o aplicativo enviará notificações na medida em que seu
pedido/reclamação for sendo atendido ou mudar de status. Basta o cidadão
baixar, instalar e manter o aplicativo, para quando precisar estiver com o canal
de comunicação na mão. A pessoa fará uma solicitação e, poucas horas depois,
chegará uma notificação indicando que vai haver um tratamento ou solução.
O atendimento será
individualizado. Cada órgão participante da solução terá uma tela de
monitoramento individual, na qual serão apresentadas, ao vivo, no momento em
que são cadastradas, as demandas. Além disso, o status que estará sendo
apresentado informará quem registrou, assim como a hora, data e local,
incluindo as fotografias e o texto que a pessoa enviou.
Entre os órgãos e serviços que
estarão disponíveis no aplicativo estão: Procon (denúncias); Cosanpa
(notificação de vazamento); Ponto Cidadão (problema na emissão de boletim de
ocorrência, boletim de mau atendimento, assalto a ônibus, assalto em posto de
saúde e notificação sobre violência em ambiente escolar); Semas (notificação
sobre desmatamentos); Corpo de Bombeiros (notificação sobre incêndios) e
Prodepa (notificação sobre hotzone sem sinal de internet).
“Em vez de o cidadão ir a um
site, requisitar algum serviço do estado, agora ele tem consolidadas todas as
funcionalidades que o estado oferece, já informatizadas, em um único lugar.
Todos os serviços disponibilizados pelo governo estarão ao alcance da
população, de uma forma prática e interativa nesse aplicativo”, pontua o
presidente da Prodepa, Theo Pires.