Ouvidores da rede de saúde municipal são capacitados




A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promoveu de terça-feira, 12, até esta quinta-feira, 14, a Capacitação do Sistema OuvidorSUS Nível I para a Rede Hospitalar, tendo como facilitadoras ouvidoras da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) que são apoiadoras do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS  (Doges), do Ministério da Saúde. O objetivo foi qualificar servidores para o atendimento com qualidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação teve como público-alvo os técnicos responsáveis pelas Ouvidorias dos Prontos Socorros Mário Pinotti e Humberto Maradei, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Icoaraci e da Sacramenta, da Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Marambaia e do Hospital Geral de Mosqueiro.

A capacitação contou com dez módulos de funcionalidades do Sistema OuvidorSUS e focou na utilização do sistema pelas Ouvidoras da Sesma como ferramenta de registro e encaminhamento de manifestações, além de criação de rede interna para agilizar o fluxo de trabalho e proporcionar aos usuários respostas em tempo hábil. Foi tratado, ainda, da necessidade de elaboração de relatórios gerenciais por estabelecimento de saúde, que serão utilizados pela gestão para ajuste nos serviços.

“Quando uma Ouvidoria é implantada, inicialmente se começa a trabalhar com o Nível II do sistema OuvidorSUS, ou seja, envolve responsáveis por receber as manifestações dos usuários, encaminhar via sistema e buscar a resposta no setor responsável", explicou a ouvidora central da Sesma, Jacqueline Maués. Ela explicou, ainda, que o Nível I do Sistema “trabalha com todas as etapas da manifestação (do usuário), que ocorre desde o recebimento do manifestante até o acolhimento, a sondagem, o registro e o encaminhamento para o setor responsável”.

Com o acesso ao sistema OuvidorSUS, a rede municipal será incluída no Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, que atende a todas as esferas de governo, facilitando o acesso dos usuários aos serviços, assim como à garantia de direitos. Cada técnico e ouvidor que participou da capacitação receberá a certificação de capacitação Nível  I e  senha de acesso para utilizar o sistema para inserção de manifestações.


Related Posts: