Produtores rurais dos
municípios de Faro e Terra Santa, no oeste do Pará, têm até o dia 30 de agosto
para vacinar o rebanho contra a febre aftosa. A Agência de Defesa Agropecuária
do Estado do Pará (Adepará) iniciou no dia 15 de julho a segunda etapa de imunização
dos animais desses municípios. O prazo para notificação da vacina é até 15 de
setembro.
Os dois municípios são
classificados como zonas de proteção, por fazer divisa com o Estado do
Amazonas, que apresenta condição sanitária diferente do Pará. A expectativa é
vacinar aproximadamente 40 mil animais em 600 propriedades rurais. O trabalho
de acompanhamento da imunização dos animais pela equipe da Adepará nos dois
municípios é considerado complexo, devido a maioria desses lugares está
localizada em locais de difícil acesso, às margens de rios.
O gerente do Programa Estadual
de Erradicação da Febre Aftosa da Adepará, George Santos explica por que essa
campanha é realizada em período diferente. “Como há essa migração e aumento do
fluxo de animais entre os estados, pois uma parte considerável dos produtores
possui áreas no Amazonas, que alagam em determinadas épocas do ano, é
fundamental o controle da vacinação durante a migração desse rebanho para
propriedades paraenses”, ressalta.
A febre aftosa é uma doença
viral altamente infecciosa, que acomete os animais biungulados (que possuem
casco com duas unhas). Sua ocorrência representa veto a mercados importantes e,
consequentemente, prejuízos econômicos para o setor, por isso a importância de
proteger o rebanho da doença por meio da vacinação.
Cobertura vacinal
O resultado da vacinação do
rebanho de bovinos na primeira etapa da campanha de combate à febre aftosa,
realizada no mês de maio, foi exitoso para o Pará, com o alcance da marca de
98,26% de cobertura vacinal. Mesmo com a paralisação dos caminhoneiros, que
dificultou a distribuição e venda de vacinas, o Pará conseguiu ter uma alta
cobertura vacinal, garantindo a sanidade e valorização do rebanho paraense, que
é fundamental para a economia do Estado, já que um melhor status valoriza a
qualidade do produto, aumentando a possibilidade de abertura de novos mercados.