Avenida João Paulo II vai receber câmeras de videomonitoramento

Av. João Paulo II vai ser monitorada - Foto: Carlos Sodré - Agência Pará

Agentes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizaram no final da tarde da terça-feira, 25, o reconhecimento da Avenida João Paulo II, no trecho inaugurado no último domingo, 23, para implantação de câmeras de videomonitoramento.  Ao todo, 10 pontos estratégicos foram identificados e servirão como locação para a implantação das câmeras, incluindo as do tipo OCR (reconhecimento óptico de caracteres) capazes de identificar, automaticamente, placas de automóveis e identificar veículos roubados ou com algum tipo de restrição.

As câmeras serão distribuídas, até o final desta semana, em um percurso de seis quilômetros. Em tempo real, as imagens captadas serão transmitidas para o Centro Integrado de Operações (Ciop). A qualquer intercorrência, guarnições da Polícia Militar serão acionadas para atuar na situação.

O serviço auxiliará no trabalho da segurança pública, como explica o secretário adjunto de operações da Segup, coronel André Cunha. “Isso contribuirá para as ações da segurança pública e também no serviço de fiscalização de trânsito aqui na nova  área da João Paulo II, que é uma importante via de acesso a cidade”.

Haverá ainda uma base de fiscalização do Detran onde agentes de trânsito irão controlar o fluxo de veículos em áreas que possuem curvas acentuadas que precisam de atenção redobrada. Uma guarnição da Polícia Militar também atuará no local.

Participaram do reconhecimento da via agentes da Polícia Militar, Núcleo de Gerenciamento de transporte Metropolitano (NGTM) e Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).

Sérgio Neivas, assessor social atuante na validação social do NGTM, participou da ação e aprovou as medidas a serem executadas. “A instalação das câmeras reforça a segurança na área, que era o que a população tanto queria. Isso pra mim, que estou envolvido com a população desde o início entendo isso como um ganho enorme”, finalizou.