Pesquisadora de Portugal e embaixadora da Áustria visitam a Uepa


Embaixadora da Áustria - Foto Marcello Sarmento

O Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Belém recebeu na tarde desta terça-feira, 25 de setembro, duas visitas internacionais. A doutora Ana Claudia Teodoro, professora do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e a embaixadora da Áustria, Irene Giner-Rechl.

Atuando como pesquisadora do Instituto de Ciências da Terra (ICT), Ana Claudia está em Belém a partir de uma cooperação no âmbito acadêmico e científico entre a Universidade do Porto e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Uepa. Participando de uma série de programações que se estenderá até esta sexta-feira, 28 de setembro, a professora foi uma das palestrantes do Workshop Ferramentas de Sensoriamento Remoto para Análise Ambiental em Zonas Costeiras, realizado na segunda-feira, no auditório do CCNT. Na tarde de ontem, a pesquisadora ministrou o minicurso Sensoriamento Remoto para Análise Ambiental: conceitos e aplicações, realizado no mesmo auditório. Na ocasião, ela falou sobre o enquadramento do sensoriamento remoto, os principais satélites e sensores, índices ambientais, conceitos de processamento digital de imagem, classificação de imagem e data mining.

Também na tarde dessa terça-feira, 25 de setembro, os alunos dos cursos de Bacharelado em Relações Internacionais e de Tecnologia em Comércio Exterior da Uepa tiveram a oportunidade de conhecer as possibilidades de estudar e trabalhar na Europa, a partir da visita da embaixadora da Áustria, Irene Giner-Rechl, no CCNT da Uepa. Ela falou sobre o trabalho que desempenha junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e da própria experiência como embaixadora. É a primeira visita oficial de Irene Giner-Rechl ao Pará.