Entidades ligadas ao atendimento da
pessoa com transtorno do espectro autista discutem nesta quarta-feira, 25, às
9h, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a criação
da Clínica-Escola para Autismo. A proposta visa a formação formação
profissional nas áreas de educação, saúde, e de serviços públicos em geral,
acolhimento à família e atendimento educacional especializado. Entidades de
mais de 50 municípios que atuam na área confirmaram presença na sessão. A
Universidade do Estado do Pará (Uepa) trabalha em desenvolver uma
Especialização Lato sensu que forme profissionais atentos às necessidades da
pessoas com autismo.
A proposta da clínica tem origem na Lei
n° 12.764/12, que reconheceu as pessoas com autismo como PCD (Pessoas com
Deficiência) com garantias legais de diagnóstico e intervenção precoce com
atendimento multidisciplinar, entre outras. Em 2018, o deputado Carlos Bordalo
aprovou a Emenda Parlamentar n° 206/18 que destinou R$ 1,5 milhão para apoio a
ações de promoção de direitos da pessoa com autismo, enquanto o Ministerio
Público do Pará comprovou a carência de serviços voltados para estas pessoas no
Estado.
A clínica-escola atuaria na formação
profissional nas áreas de educação, saúde, e de serviços públicos em geral; no
acolhimento, atendimento e formação à família; no atendimento educacional
especializado específico para o autismo com foco no modelo de residência
pedagógica e presença de equipe multiprofissional e interdisciplinar, além do
suporte especializado e humanizado de assistência social, saúde e cultura para
diagnóstico precoce e garantia de políticas públicas.
Especialização- A professora do Centro
de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, Scheilla Abbud, é integrante do
Grupo de Trabalho do Projeto Clínica Escola do Autismo (Cetea) e apresentou à
direção do Centro uma proposta para a criação de uma Especialização em nível
Lato sensu voltada para a educação de pessoas com Transtorno do Espectro
Autista. A formação terá ênfase na compreensão pedagógica, ética e jurídica da
educação inclusiva, e das estratégias de ensino e aprendizagem adequadas a estes
sujeito. O objetivo visado é a prática docente e, por sua vez, o atendimento às
especificidades destas pessoas.
A intenção é de ofertar essa
especialização primeiramente nos campi fora da capital, tanto para atender à
vocação do Centro de expansão da Educação Especial quanto para dar seguimento
ao projeto de interiorização da pós-graduação do CCSE.
Serviço:
Audiência Pública sobre a implementação
da Clínica-escola para Autismo
Dia 25 de abril
Local: Alepa. Rua do Aveiro, 130. Em
frente à Praça Dom Pedro II. Cidade Velha.
Horário: 9h
Aberta ao público.