Detentos e funcionários começam a receber vacina contra a gripe




Internos e funcionários do Centro de Recuperação Regional de Castanhal (CRRCAST) e do Centro de Recuperação Regional de Tomé-Açu (CRRTA) já começaram a receber a vacina contra o vírus Influenza, causador de gripe. A campanha nacional é realizada desde o último dia 10 de abril, e prosseguirá até 31 de maio. Nas duas unidades a vacinação começou na terça-feira (16), e continuará até 23 de abril.

No Pará, o objetivo é vacinar 90% do público-alvo, em uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o apoio da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). É a mesma meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A vacinação está sendo ofertada para a população privada de liberdade, funcionários e pessoas que visitam regularmente os centros de detenção, como advogados, defensores públicos, voluntários religiosos e professores. As doses são disponibilizadas pelas prefeituras municipais, que recebem o material da Sespa.

De acordo com o enfermeiro Charley Silva, do Centro de Castanhal e coordenador do Núcleo Biopsicossocial da Susipe, a vacinação é importante porque combate o vírus Influenza, que sofre mutações, e todo ano apresenta uma cepa diferente.