O Aeroporto
Internacional de Belém/Val-de-Cans (PA) foi bem avaliado pelos passageiros
alcançando notas acima da meta na categoria dos terminais que recebem até 5
milhões de usuários por ano. É o que indica a Pesquisa de Satisfação Geral do
primeiro trimestre de 2019 realizada pelo Ministério da Infraestrutura, divulgada
nesta quarta-feira (24/4). Numa escala de 1 a 5, onde a meta de qualidade é 4,
o terminal recebeu a nota 4,13. Clique aqui para acessar a pesquisa completa. Dos
38 indicadores avaliados, 25 (65,7%) estão acima da meta de 4 pontos. Ainda
dentro desses números, o terminal paraense conta com 15 indicadores superiores
à média da categoria (4,34) com destaque, entre outros, para:
- cordialidade e
prestatividade dos funcionários no check in (4,75);
- tempo de fila no
check in (4,74);
- disponibilidade de
assentos na sala de embarque (4,59);
- velocidade na
restituição de bagagem (4,42);
- limpeza geral (4,26)
Para o superintendente
de Val-de-Cans, Fábio Rodrigues, os dados mostram o resultado do trabalho da
Infraero para promover a evolução contínua dos serviços prestados em
Val-de-Cans. Entre as ações adotadas pela administração do aeroporto estão a
busca por novos parceiros comerciais para as lojas nos segmentos de
alimentação, serviços e varejos; além do diálogo frequente com as companhias
aéreas e com o poder público local para a prospecção de novos voos para
aumentar a conectividade de Belém por meio do transporte aéreo.
“Nos últimos 5 meses, 5
novas lojas e 14 novos voos semanais passaram a ser ofertados em Val-de-Cans,
com mais uma nova rota direta sendo inaugurada já no dia 2 de maio. Além disso,
os investimentos em atendimento e melhorias em infraestrutura como o novo canal
de inspeção doméstico, a revitalização do sistema de climatização, wi-fi
gratuito por até uma hora, obra na pista secundária e novas estratégias de
serviço com a criação do Selo Infraero de Compromisso, demonstram que a nossa
preocupação em garantir o melhor serviço aos nossos passageiros”, destacou.
Para a presidente da
Infraero, Martha Seillier, a pesquisa, além de ajudar a conhecer melhor a
percepção do passageiro, estimulou uma competição saudável entre os aeroportos
na busca por melhores resultados. “Ela tem fomentado uma concorrência por
melhores resultados, o que é muito bom para todos, para a Rede Infraero e para
os nossos usuários. A gente brinca que é o Oscar da aviação civil e todo mundo
quer ganhar esse prêmio”, disse.
Já o secretário de
Aviação Civil, Ronei Glanzmann, destacou que o desempenho dos aeroportos da
Infraero é sinal de resultado das diretrizes de gestão para o setor
aeroportuário. “Conseguimos, enquanto promotores de política pública, atingir
nossa meta, com a avaliação média do passageiro acima da nota 4,0, em relação
aos aeroportos pesquisados”, avaliou.
Com capacidade para
receber até 7,7 milhões de passageiros por ano, em março, o terminal paraense
recebeu 264 mil viajantes, o que representa um incremento de 2,7% em relação ao
mesmo período de 2018, que contabilizou 257 pessoas transportadas. No
acumulando do ano, a alta registrada é de 5,5% com mais de 863 mil operações de
embarques e desembarques realizados. O resultado coloca o Aeroporto
Internacional de Belém em 1º lugar no ranking dos aeroportos mais movimentados
do Pará e de toda região Norte, além de ser o 5º da Rede Infraero.
Diariamente operam em
Val-de-Cans uma média de 100 voos comerciais regulares, de sete companhias
aéreas - Avianca, Azul, Gol, Latam, MAP, Surinam e TAP. As rotas interligam
Belém a diversos destinos brasileiros – Guarulhos (SP); Recife (PE); Brasília
(DF); Macapá (AP); Altamira, Marabá e Santarém (PA); Rio de Janeiro (RJ);
Confins (MG); Manaus (AM); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Cuiabá (MT). Já os
voos internacionais ligam a capital paraense à Europa, aos Estados Unidos, ao
Suriname e à Guiana Francesa.