Receber ligações falsas, os conhecidos
trotes, ainda é uma realidade na central de chamadas 190 do Centro Integrado de
Operações (Ciop), órgão ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e
Defesa Social (Segup), que tem a finalidade de atender ocorrências de urgência
e emergência em segurança pública. Mas os altos índices desse tipo de ligações
têm prejudicado o trabalho do Centro, que integra representantes da Polícia
Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, CPC Renato Chaves, Detran e
Susipe.
Os altos índices de trotes provocam
prejuízos para o sistema e para toda a população, pois qualquer pessoa pode
necessitar de atendimento em um momento em que o atendente recebe um chamado
falso e atrasa o atendimento de um caso real. Crianças e adolescentes ainda
marcam o perfil de autores dessas chamadas falsas.
De janeiro a junho deste ano, a central
de chamadas do Ciop 190 recebeu 635.383 mil chamadas, sendo que 582.422
(91,66%) foram atendidas e 52.961 (8,33%) foram abandonadas. Entre as chamadas
atendidas, o Centro gerou 90.341 ocorrências na RMB, e registrou 45.339 (7,78%)
chamadas falsas, número que já diminuiu 27,12% em relação ao mesmo período do
ano anterior, mas que continua alto Veja a seguir.
No balanço do primeiro semestre, o Ciop
ainda aponta o ranking das 10 principais ocorrências geradas na central 190. E
a "poluição sonora/perturbação do sossego alheio" continua no topo
com 28.842 (34%) ocorrências.
Confira o ranking das 10 principais
naturezas de ocorrências na RMB, de janeiro a junho de 2019:
1- Poluição sonora: 28.842 (34%)
2- Situação/atitude suspeita: 8.891
(10%)
3- Lesão corporal: 7.576 (9%)
4- Ameaça: 4.436 (5%)
5- Briga: 4.080 (5%)
6- Roubo: 3.419 (4%)
7- Drogas Ilícitas: 2.860 (3%)
8- Ocorrências com animais: 2.754 (3%)
9- Acidente de Trânsito: 2.564 (3%)
10- Desordem: 2.558 (3%)
Projeto Amigo do Ciop - O projeto
"Amigo do Ciop" é uma iniciativa do Centro Integrado de Operações,
organizado por uma comissão de trabalho na gestão de 2019. O objetivo do
projeto é promover uma aproximação da população junto ao Ciop e seus Núcleos,
conscientizando e fidelizando pessoas para a missão do Centro, para ajudar a
combater situações que dificultam o serviço de call center e a sociedade como
um todo, como os trotes para o 190 e a Poluição Sonora. O projeto tem
proporcionado palestras de conscientização contra o trote para crianças e
adolescentes, e tem realizado visitas monitoradas também, para que os mesmos
compreendam o fluxo do serviço e a missão do Ciop, que está disponível para
atender a população diariamente por 24 horas.