Um mês após receber alta no Hospital
Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela
Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Marabá
(PA), seu João Duarte Lima, 80 anos, enfrentou mais de seis horas de viagem
para voltar à Unidade e entregar flores para os profissionais que cuidaram dele
durante o tratamento. A iniciativa emocionou profissionais como médicos,
enfermeiros e técnicos de Enfermagem nesta sexta-feira, 28/06, enquanto o
usuário percorria os corredores do Hospital para chegar até a Unidade de
Internação onde havia passado cinco dias.
"Sou analfabeto, e a minha escola
foi o mundo. Por isso, gosto muito de ver as pessoas que honram o estudo que
tiveram. Aqui, no Hospital Regional, o que os funcionários aprenderam, eles me
entregaram, cuidando muito bem de mim. Não serviram como um favor, mas com
alegria e simplicidade, sempre próximos ao paciente para saber do que ele
precisa. Eu nunca tinha visto isso em nenhum outro hospital. Então isso me fez
vir aqui hoje para agradecer de todo coração a eles", contou seu João
Duarte.
A técnica de Enfermagem da Clínica
Médica, Sandra Regina Bezerra, afirmou ter se sentido honrada com a iniciativa
do paciente. "Para nós, esse momento é gratificante. Hoje eu me sinto
honrada com a sua homenagem, porque trabalhamos em prol da saúde dos usuários.
Quando eles chegam aqui, estão muito debilitados, então é uma gratidão grande
vê-los sair andando sozinhos, falando e recuperados. Na verdade, é o que
esperamos que aconteça com cada um que é admitido no Hospital", afirmou a
colaboradora.
A enfermeira Larissa da Silva também fez
questão de agradecer ao paciente. "Ficamos felizes ao ver que a nossa
missão, que é cuidar de pessoas, foi cumprida. Fazemos tudo isso com
amor", disse ela.
Segundo o diretor Hospitalar do HRSP,
Valdemir Girato, naturalmente, o ambiente hospitalar é cheio de tensão, não só
para o paciente, mas para o próprio colaborador. "Atitudes como essa
reforçam as práticas que discutimos e executamos todos os dias com o objetivo
de tornar a assistência à saúde cada vez mais segura na nossa região. Há uma
equipe grande por trás de todo esse trabalho. São vários profissionais que
vivenciam a saúde sob diferentes visões, as quais se complementam gerando um
atendimento humanizado e qualificado", pontuou o gestor.
Referência em atendimento de média e
alta complexidades, o HRSP abrange uma população superior a 1,2 milhão de
pessoas em 22 municípios paraenses. Possui perfil cirúrgico e é habilitado pelo
Ministério da Saúde em Traumato-ortopedia.
Pesquisa diária
Relatos como o de seu João Duarte fazem
parte do índice de satisfação dos usuários no Hospital Regional de Marabá. O
indicador é medido diariamente pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU),
setor que funciona como uma ouvidoria do SUS dentro da Unidade, e se baseia na
opinião de pacientes e acompanhantes quanto à atenção dos profissionais,
instalações físicas, orientações sobre procedimentos, qualidade da alimentação
fornecida pela Unidade e o tempo de atendimento.
A pesquisa é feita todos os dias nas
Unidades de Internação, Acolhimento, Ambulatório e Serviço de Apoio Diagnóstico
e Terapêutico. Em maio, o índice de satisfação dos usuários do HRSP foi de
98,4%.