Mais de 11 milhões de passageiros devem
viajar de avião - em voos domésticos e internacionais - até o início de 2020.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o monitoramento da
movimentação de passageiros foi intensificado para as festas e férias de fim de
ano. Até 10 de janeiro serão realizadas ações presenciais e remotas nos 16
principais aeroportos do país.
De acordo com o gerente de regulação das
relações de consumo da Anac, Cristian Reis, a expectativa é por uma movimentação
maior do que a registrada no ano passado.
“A gente espera que 11 milhões de
passageiros sejam transportados. É um período em que as operações ficam mais
pressionadas, sejam pelas movimentações de passageiros, seja pelas chuvas que
ocorrem nessa época do ano”, disse.
Se o passageiro enfrentar qualquer
problema e não conseguir solucionar diretamente com as companhias aéreas, pode
registrar a demanda na plataforma www.consumidor.gov.br. E este o canal usado
pela Anac para monitorar as reclamações.
“As empresas têm um prazo de 10 dias
para responder e é onde o passageiro pode recorrer para solucionar o seu
problema, em nível individual, caso não tenha conseguido uma solução nos canais
de atendimento da companhia aérea por site ou telefone ou mesmo com os
profissionais no aeroporto”, explicou.
Orientações
Para evitar problemas em aeroportos, a
Anac orienta que os passageiros tomem conhecimento de seus direitos e deveres.
“Antes de deslocar ao aeroporto, é
importante que o passageiro confira a documentação necessária para embarque,
[verifique] se os seus dados estão corretos. Se não estiver, ele deve procurar
a companhia área. Também é preciso que verifique as dimensões da sua bagagem de
mão - que são estabelecidas pela companhia aérea - e se desloquem com maior
antecedência para o aeroporto, porque pode encontrar filas ou acessos às vias
dos aeroportos congestionadas”, disse Reis.
Em casos de atrasos de voos, a companhia
aérea deve prestar informação e assegurar alimentação dos passageiros que
estiverem há mais de duas horas esperando no aeroporto. Nos casos de atraso
superior a quatro horas ou de cancelamento do seu voo, a companhia aérea deve
prestar informação, garantir alimentação após duas horas de espera no aeroporto
e buscar alternativas de reacomodação em outro voo, reembolso integral e
execução da viagem por outro meio de transporte, a critério do passageiro. A
hospedagem é obrigatória apenas nos casos de necessidade de pernoite.
Conheça os aeroportos com monitoramento
reforçado pela Anac:
Galeão e Santos Dumont – Rio de
Janeiro/RJ
Congonhas e Guarulhos – São Paulo/SP
Viracopos – Campinas/SP
Brasília – Distrito Federal
Confins – Belo Horizonte/MG
Curitiba – São José dos Pinhais/PR
Porto Alegre – Porto Alegre/RS
Salvador – Salvador/BA
Fortaleza – Fortaleza/CE
Recife – Pernambuco/PE
Manaus - Amazonas/AM
Belém – Pará (PA)
Vitória – Espírito Santo (ES)
Campo Grande – Mato Grosso do Sul (MS)