Crescer dentro de uma empresa requer uma
série de pequenos detalhes. Entre eles estão questões comportamentais,
relacionamento com colegas e clientes, ótimo desempenho e excelentes
resultados. O desafio, na verdade, é identificar quando se está superando as
expectativas da sua liderança.
Alexandre Slivnik, especialista em
recursos humanos, diretor da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD) e especialista em excelência em atendimento pela
Universidade de Harvard, diz que para ter mais chance de alcançar uma boa
posição no seu trabalho é importante ter um bom entendimento dos objetivos da
organização que atua. “Além do relacionamento com a equipe e os líderes, é
preciso ajudar a empresa a prosperar de todas as maneiras, seja ajudando os
colegas em processos mais difíceis, sugerindo mudanças que podem ser positivas
e realmente ter ações que se conectem com o propósito da empresa”, aconselha.
No entanto, além da boa vontade e alta
produtividade, é essencial buscar a opinião dos chefes para que eles possam
apontar qualidades e defeitos que possam ser desenvolvidos e, dessa forma,
criar ainda mais oportunidades de subir de cargo ou até mesmo ganhar um
aumento.
Slivnik reforça que em uma empresa, o
colaborador é parte de uma equipe e por isso, não há como vencer sem que o time
todo vença. “E isso serve para todas as profissões e cargos. As pessoas
necessitam canalizar suas energias e esforços para o sucesso coletivo. Para
isso, é necessário solicitar o feedback dos líderes e até para outros colegas,
que podem dizer como o trabalho desempenhado vem contribuindo para o dia a dia
do cumprimento das tarefas e metas. Nós
evoluímos quando ouvimos as pessoas que estão ao nosso redor, por essa razão é
importantíssimo solicitar opiniões e buscar conversar com as pessoas e não
apenas esperar que elas cheguem até você”, aponta Alexandre.
O especialista explica que não existe
uma hora certa para fazer isso e pode ser de maneira informal, durante um café
ou após uma reunião. “O ideal é ter uma conversa esclarecedora sobre os pontos
que podem ser melhorados e também os aspectos em que o colaborador está indo
bem”, indica o especialista.
E uma das principais funções do líder,
segundo Alexandre, é justamente identificar as forças dos funcionários para que
eles possam desenvolvê-las ainda mais para realizar trabalhos excepcionais. Já
para o colaborador, é necessário saber ouvir e aplicar as dicas para conseguir
boas chances de crescimento dentro em um ambiente corporativo. Ter autonomia é
um grande diferencial: executar as tarefas de antemão, sem que seja solicitado
é algo notável.
As principais dicas de Slivnik são estar
sempre disponível para aprender e encontrar formas de se diferenciar. “Saber
quais são os objetivos da empresa em que trabalha, as ações que levam a esses
propósitos de maneira mais rápida, e ajudar as pessoas que estão ao redor para que elas também alcancem esses
metas irão colaborar para impulsionar a carreira dentro da empresa e conquistar
a tão sonhada promoção”, finaliza.
Alexandre Slivnik é reconhecido
oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades
extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O
Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence,
sediado em Orlando / FL (EUA). É vice-presidente da Associação Brasileira de
Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de
Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro
da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent
Development (ATD). Palestrante
e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É
atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil.
Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito
especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education -
Boston/ EUA). www.slivnik.com.br