Agência Brasil
O portal do Cadastro Nacional da
Telefonia Pré-paga, chamado Cadastro Pré disponibiliza a partir desta
quarta-feira (15) as informações para os moradores de estados das regiões
Nordeste e Centro-Oeste.
As informações dos residentes nos
estados do Norte já foram publicadas no portal no dia 6 de janeiro. Já as
Unidades da Federação do Sul e do Sudeste têm sua inclusão prevista para o dia
22 deste mês.
O cadastro nacional foi criado pela
agência em parceria com as operadoras de telecomunicações para atualizar as
informações dos clientes e evitar fraudes. Participam do cadastro as empresas
Claro, Oi, Tim, Vivo, Sercomtel e Algar.
Os usuários poderão conferir os
aparelhos cadastrados em seu CPF. Assim, é possível identificar, por exemplo,
se há algum dispositivo que a pessoa não adquiriu, encontrando fraudes com o
uso de dados pessoais. O serviço, contudo, não mostra as linhas pós-pagas que
possam ter sido ativadas com os dados cadastrais de uma pessoa.
Caso um usuário descubra uma linha
fraudulenta em seu nome, deve fazer a solicitação a sua operadora. As
companhias têm até 24 horas para encaminhar o pedido se ele for feito por um
atendente ou 48h se tiver sido realizado por algum canal sem participação
humana, como sites.
Recadastramento
Ao longo do ano passado, a Anatel e as
operadoras promoveram uma campanha para o recadastramento dos usuários de seus
serviços. Foi estabelecido um cronograma com metas para determinados estados. O
recadastramento foi concluído em novembro.