Cai em 6,24% o preço da carne bovina na capital


O quilo da carne bovina comercializada nos açougues, supermercados e mercados municipais de Belém apresentou queda de preço no mês de janeiro. É o que indica o estudo apresentado nesta quarta-feira, 18, pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese-pa).

“Depois de um período com alta no valor da carne, devido ao volume maior de exportações, a demanda mundial começa se estabilizar e o Brasil volta a suprir o consumo interno com preços mais acessíveis”, explicou o supervisor técnico do Dieese no Pará, Roberto Sena.

Segundo a análise da Secon e do Dieese, a carne bovina comercializada na capital apresentou recuo de preço em 6,24%. Em dezembro de 2019, a carne bovina de primeira (coxão mole/chã, cabeça de lombo e paulista) foi comercializada em média a R$ 28,22 o quilo. Já em janeiro de 2020, a pesquisa observou a oferta do produto a R$ 26,46 o quilo.

Já na trajetória dos últimos 12 meses, o preço da carne bovina ofertada nos açougues, supermercados e mercados municipais de Belém apresentou uma alta acumulada de quase 34%. De acordo com o secretário municipal de economia, Rosivaldo Batista, “essa média elevada ainda é reflexo do período da alta da carne que sondou o país no segundo semestre de 2019. No entanto, acredita-se em 2020 haverá um equilíbrio de preços e assim um maior consumo do produto pela população de Belém”, observou o economista.